Casa de José de Alencar lançará Bibliografia Comentada

Como parte do processo de requalificação da biblioteca da Casa de José de Alencar, deverá ser lançada, em agosto, a Bibliografia Comentada das obras alencarinas, com uma tiragem de mil livros que serão destinados, especialmente, a bibliotecas públicas e aos cursos de Letras de todo o País. A ideia é facilitar o trabalho dos pesquisadores, principalmente para os iniciantes, diz o Prof. João Arruda, Diretor da Casa, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará. Constarão, também, da Bibliografia Comentada, informações sobre como localizar as obras raras de José de Alencar.

O trabalho está sendo realizado pelos professores João Arruda e Marcelo Peloggio, do Curso de Letras, com o apoio de seis bolsistas, e recebe o patrocínio da Coelce através da Lei Rouanet.

Mais de 150 obras de Alencar, que representam cerca de 25 mil páginas, já estão digitalizadas, informa o Diretor da Casa, acrescentando que outra iniciativa de grande importância para a requalificação da biblioteca é a digitalização que está sendo feita dos manuscritos do autor, que até o momento só estão disponíveis no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.

Fonte: Prof. João Arruda, Diretor da Casa de José de Alencar/UFC - fone: 85 3229 1898