INCT de Biomedicina da UFC é considerado o melhor na área

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Biomedicina do Semiárido Brasileiro foi considerado pela comissão de avaliação do Programa INCTs "o melhor grupo de fisiologia patológica de doenças gastrointestinais no País".

O INCT de Biomedicina é coordenado pelo Prof. Aldo Ângelo Moreira Lima, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC. O parecer foi enviado pelo Prof. Glaucius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ao qual estão vinculados os INCTs.

O Instituto de Biomedicina do Semiárido desenvolve pesquisas em quatro linhas: doenças diarréicas, desnutrição e saúde dental; úlcera péptica e câncer gástrico; doenças neurológicas tropicais e sistema nervoso autônomo; e inflamação e motilidade gastrointestinal.

O objetivo é desenvolver marcadores e bioprodutos para uso na prevenção, diagnóstico e tratamento de males de alta prevalência na população do Semiárido brasileiro.

O parecer do CNPq destaca que o Instituto, em seu primeiro ano de atividades, alcançou “75% dos objetivos e 90% das metas propostas para o período como dão mostras os artigos publicados, bem como o número de teses de doutorado e mestrado”.

Elaborado por 35 consultores especialmente convidados pelo CNPq e pelas agências parceiras, o parecer foi resultado da 1ª Reunião de Acompanhamento e Avaliação, realizada no último mês de novembro, em Brasília, tendo sido encaminhado em abril deste ano ao Instituto.

Com a finalidade de aperfeiçoar o desempenho do INCT, a Comissão sugere, entre outros pontos, maior esforço coletivo entre os diferentes grupos de pesquisa por meio de discussões entre os líderes dos grupos, de forma presencial ou por videoconferência, e prioridade para seus projetos de pesquisa, com análise dos resultados.

Mais informações sobre o INCT de Biomedicina podem ser obtidas no endereço www.ibisab.ufc.br .

Fonte: Prof. Aldo Lima Moreira Lima, Coordenador do INCT de Biomedicina do Semiárido Brasileiro - fones: 85 3366 8437  / 3366 8445