MEAC inova no tratamento do câncer de colo uterino
- Quinta, 26 Julho 2012 13:07
A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, realizou com sucesso tratamento de radioterapia interna – também chamada braquiterapia – na paciente F.M.A., de 33 anos, grávida e com câncer de colo de útero em estágio avançado.
Para que o procedimento fosse bem-sucedido, foi realizada uma cesariana eletiva com suspensão ovariana, para retirar os ovários da região pélvica e fixá-los na região abdômino-lateral – técnica conhecida como transposição ovariana lateral. O procedimento foi realizado no mês de abril e permitiu a preservação dos ovários quanto aos efeitos do tratamento radioterápico, evitando a menopausa por irradiação.
Comumente, a cirurgia é realizada por via laparoscópica. Segundo o Coordenador do Serviço de Ginecologia da MEAC, Prof. Francisco das Chagas Medeiros, a cirurgia permitiu a radioterapia de colo uterino sem afetar a função dos ovários, evitando que a paciente viesse a ter menopausa precoce e permitindo que fosse mantida sua fertilidade. "É um tempo de esperança que se vislumbra para o tratamento desse tipo de câncer", disse.
Como se tratava de paciente grávida, o trabalho foi realizado por equipe multiprofissional envolvendo obstetras, neonatologistas e cirurgiões. O cirurgião responsável pelo procedimento foi o Prof. Manuel Oliveira, juntamente com a médica residente Gilvânia Zaparoli.
De acordo com o cirurgião, foi a primeira cirurgia desse tipo efetuada em paciente grávida, durante uma cesariana, de que se tem conhecimento na literatura médica. "Vimos a oportunidade de salvar seu bebê, seu ovário e sua vida", afirmou o Prof. Manuel Oliveira.
Fonte: Lorena Martins, da Divisão de Imprensa e Marketing do Complexo Hospitalar da UFC - (fone: 85 3366 8183 / 8116 5042)
Foto: Davi Pinheiro