Projeto da Psicologia abre espaço para questões da vida no trabalho
- Terça, 04 Setembro 2012 21:00
Estresse, assédio moral, qualificação profissional, direitos do trabalhador e qualidade de vida são temas contemplados pelo projeto de extensão "Vida no trabalho", desenvolvido por profissionais e bolsistas do Departamento de Desenvolvimento Humano, da Superintendência de Recursos Humanos e do Núcleo de Psicologia do Trabalho (Nutra), da UFC.
Com o propósito de difundir informações e promover discussões, visando à qualidade de vida dos trabalhadores, o Vida no Trabalho abrange duas ações: um programa de rádio, veiculado pela Rádio Universitária FM 107.9, e o blog vidanotrabalhoufc.blogspot.com.br. Além disso, está presente também nas redes sociais Facebook e Twitter.
O programa na rádio terá nova temporada neste semestre e quem perdeu a veiculação das duas temporadas anteriores pode assistir no blog às 18 edições exibidas. Nos programas, especialistas debateram temas como envelhecimento no trabalho, informalidade e criatividade, a mulher e relações de trabalho, alcoolismo e drogadicção no ambiente de trabalho, e precarização laboral. No blog estão disponibilizadas também artigos e notícias sobre saúde e qualidade de vida.
O projeto é coordenado pelo Prof. Cássio Braz, que também coordena o Nutra; o psicólogo Pablo Pinheiro; e a assistente social Andreia Negreiros, ambos do DDH/SRH. Uma equipe de bolsistas dá suporte. São três de Psicologia, dois de Serviço Social e um de iniciação acadêmica. De acordo com Pablo, para este segundo semestre estão previstas mais oito edições do programa de rádio.
Quando foi criado, em novembro de 2011, o projeto tinha um viés mais voltado para a área da saúde do trabalhador. Segundo o Prof. Cássio, começaram a surgir demandas para ampliar os enfoques, que de alguma maneira acabam repercutindo na saúde do profissional. "Percebemos a necessidade de tocar mais no cotidiano dos trabalhadores", diz ele, destacando que "muitas vezes parece que determinados problemas são individuais, mas, quando são colocados e discutidos, percebe-se que são coletivos".
Fontes: Prof. Cássio Braz, coordenador do Nutra – (fone: 85 3366 7735) / Pablo Pinheiro, psicólogo do DDH/SRH – (fone: 85 3366 7411)