Estudantes simulam debates em organismos internacionais na VIII SONU
- Quarta, 29 Agosto 2012 21:00
Estudantes de diversas áreas do conhecimento estão reunidos em mais uma edição da Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU), projeto Do curso de Direito da UFC. A oitava edição do evento foi aberta quarta-feira (29), com a palestra "Levantes Populares: impacto, influência e perspectivas", na Universidade de Fortaleza.
A simulação permanece na Unifor nesta quinta-feira (30) e continua na Faculdade de Direito da UFC (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro) nos dias 1º e 2 de setembro.
A SONU é um conjunto de simulações de organismos internacionais que tem como objetivo primordial o estudo e a pesquisa no campo do Direito e das Relações Internacionais. Criada em 2004, a SONU já é reconhecida pela Organização das Nações Unidas e este ano reunirá cerca de 260 estudantes universitários e do Ensino Médio de diferentes regiões do País interessados em saber como funcionam os sistemas de solução de impasses internacionais.
Durante o evento, são simulados comitês que discutem temas de alcance global. Cada participante atua como representante de um país e, ao final da discussão, é produzido documento com resoluções destinadas aos países envolvidos no debate. Durante a simulação, os participantes devem portar-se como verdadeiros delegados e diplomatas dos países envolvidos nas discussões – homens usam terno e gravata, às mulheres é permitido o uso de calças, saias e tailleurs.
A prática da simulação começou em 1927, na Universidade de Harvard, Estados Unidos. Atualmente, simulações desse tipo são realizadas em todo o mundo. No Ceará, a SONU acontece anualmente, desde 2004, e já é considerada uma das simulações mais importantes do Brasil. A programação completa e outras informações podem ser obtidas no site da SONU ou pelo twitter @sonufortaleza.
Fonte: Elaine Quinderé, Isabel Filgueiras e Yohanna Pinheiro, da assessoria de imprensa da VIII SONU – (fone: 85 8174 2454 / 9918 6458 / 9958 0040)