Reitor recebe o candidato a Prefeito Elmano de Freitas
- Domingo, 26 Agosto 2012 21:00
O candidato a Prefeito de Fortaleza Elmano de Freitas, do Partido dos Trabalhadores, foi recebido, no final da tarde de sexta-feira (24), pelo Reitor Jesualdo Farias e professores das diversas unidades acadêmicas da Universidade Federal do Ceará. O encontro tratou do potencial da UFC para contribuir com a gestão municipal nos mais diferentes setores.
O Reitor abriu a reunião reprisando mensagem que já transmitira a outros candidatos que visitaram anteriormente a Reitoria: Roberto Cláudio, Inácio Arruda e Heitor Férrer, em ordem cronológica. O Prof. Jesualdo destacou que aqueles encontros com os candidatos a Prefeito eram importantes, tanto mais pela característica de espontaneidade. Disse que a Universidade e a Prefeitura poderiam ter um relacionamento institucional efetivo, o que não aconteceu nos últimos quatro anos, lamentou. O estreitamento do diálogo só viria beneficiar a cidade, complementou o Reitor. Citou algumas pendências da Universidade que poderiam ser encaminhadas com a colaboração da Prefeitura, como os problemas do entorno do Campus de Porangabuçu, o processo de expansão e o Polo Cultural do Benfica.
Elmano de Freitas, após pedir uma rodada de apresentações dos que se faziam presentes à sala de reuniões do Gabinete – local onde foram realizados os encontros com os outros candidatos –, destacou o fato de ter-se formado em Direito na UFC, onde, segundo afirmou, aprendeu muito. Disse estar informado sobre o crescimento da Instituição, observando que a expansão das universidades públicas se dá "graças ao Governo Federal do PT, que deu prioridade ao setor".
Referindo-se à fala do Reitor Jesualdo Farias, o candidato reconheceu que a Universidade pode, sim, colaborar muito com a Prefeitura. Lembrou os nomes oriundos da UFC que compõem a equipe da atual gestão, entre os quais Ademar Gondim, na AMC; Ana Maria Fontenele, na Secretaria de Saúde; e Alfredo Pessoa, na Secretaria de Planejamento, que estavam presentes também ao encontro.
Expondo os motivos pelos quais pretende ser Prefeito de Fortaleza, Elmano disse que é pela vontade de prosseguir com os "avanços conseguidos pela Prefeita Luizianne Lins". Passou então a enumerar o que ele considera os êxitos da gestão municipal no âmbito da educação, saúde, transporte e urbanismo. Garantiu que, se Fortaleza lhe der "a honra de ser Prefeito", receberá das mãos da antecessora "uma Fortaleza diferente da que ela recebeu em 2004".
Depois da exposição do candidato, os professores Elvis Matos, Alexandre de Araújo Bertini, Marcos Ronaldo Albertin e Osmar Sá Pontes se pronunciaram, levantando questões relativas a saneamento básico, educação e mesmo o emperramento de processos para aprovação na SEMAM. O Prof. Marco Aurélio Holanda de Castro, Vice-Diretor do Centro de Tecnologia, apontou que apenas 50% dos fortalezenses dispõem de esgotamento sanitário e que há problemas de abastecimento de água em 22 dos 119 bairros da Capital. Respondendo sobre os problemas de saneamento e água, Elmano de Freitas afirmou que, se eleito, fará uma revisão do contrato entre Prefeitura e Cagece.
O Prof. Mourão Cavalcante, candidato a Vice na chapa de Elmano, pediu a palavra e, após tecer elogios à atual gestão da Universidade, disse que há meios de aperfeiçoar as relações entre UFC e Prefeitura .
Ao encerrar o encontro, Elmano de Freitas garantiu que, em sendo eleito, as relações entre Prefeitura de Fortaleza e Universidade Federal do Ceará serão estreitadas como devem ser, em patamar institucional.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331)
Fotos: Igor Grazianno