Alunos do Curso de Química desenvolvem pesquisas na Alemanha
- Terça, 06 Novembro 2012 08:32
Os alunos Débora Hellen Almeida de Brito (Iniciação Científica), Natália Rodrigues de Castro (Iniciação Científica), Ticiane Vieira de Paula Souza (Iniciação Científica), Igor Marques Cavalcante (doutorando) e Ana Paula Dantas de Lima (pós-doutoranda) embarcaram, no último dia 24, rumo a Tübingen, na Alemanha, onde passarão 12 meses.
Durante esse período, os jovens – integrantes do grupo de pesquisa coordenado pela Prof. Nágila Ricardo, do Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais (Labpim – Departamento de Química Orgânica e Inorgânica) – darão continuidade a seus estudos na Universidade de Tübingen.
Eles integram o projeto de pesquisa "Produção de Óleos Lubrificantes Biodegradáveis a partir de Matérias-Primas Renováveis através de Processo Sustentável", e as atividades desenvolvidas por eles na Alemanha serão reconhecidas como disciplina obrigatória de Estágio Supervisionado. Na pesquisa, matérias-primas regionais de origem vegetal e animal estão sendo utilizadas como fonte de suprimento para obtenção de biolubrificantes, constituindo-se como alternativa a vários insumos derivados do petróleo.
A utilização de materiais renováveis e biodegradáveis na produção de biolubrificantes está alinhada ao conceito atual de produção sustentável e responsabilidade ambiental, além de agregar, aos produtos resultantes, valores decorrentes de sua contribuição social e econômica para a nossa região.
O segmento de estudos na Alemanha faz parte do projeto Capes/DAAD/GIZ, no âmbito do Programa Novas Parcerias, iniciativa no conjunto das ações de cooperação acadêmica orientada pela demanda entre o Brasil e a Alemanha.
Fonte: Profª Nágila Ricardo, do Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais – fone: 85 3366 9370