Pesquisadoras do Prodema entre finalistas do 3º Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis
- Terça, 20 Novembro 2012 09:01
As doutorandas Melca Silva Rabelo e Laudemira Silva Rabelo, sob a orientação da Profª Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da Universidade Federal do Ceará, tiveram o artigo "Finanças Sustentáveis como Ferramenta para Transição da Economia Verde" entre os três finalistas do 3º Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis, na categoria especial Rio+20.
A solenidade da premiação ocorreu no último dia 12, em São Paulo, com a participação dos finalistas nas diversas categorias – trabalhos jornalísticos, trabalhos acadêmicos e especialista, além da premiação especial Rio+20. Concorreram 106 trabalhos provenientes de 18 estados brasileiros, avaliados por especialistas no tema “sustentabilidade”. As três pesquisadoras da UFC foram pessoalmente receber o certificado, entregue em solenidade no Espaço Itaú Cultural.
Conforme a Profª Patrícia Verônica Lima, doutora em Economia Aplicada, o artigo revela como as instituições financeiras (bancos) estão inseridas na Economia Verde, fazendo uma retrospectiva desde os anos 1950 até hoje, com revisão da literatura e com as diretrizes da Rio +20 sobre o assunto. Para ela, a importância do prêmio recebido reside no fato de ter sido entregue a pesquisadores da área de Meio Ambiente e não, por exemplo, de finanças, o que denota o interesse crescente da sociedade pelas questões ambientais.
Fonte: Secretaria da Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFC – fone: 85 3366 9781