Centro de Tecnologia inaugurará novo laboratório no Campus do Pici
- Quarta, 30 Janeiro 2013 09:18
- Última Atualização: Quinta, 31 Janeiro 2013 12:37
Será inaugurado na sexta-feira (1º) o Laboratório de Pesquisa em Adsorção e Captura de CO2 (LPACO2), novo centro de estudos do Grupo de Pesquisa e Separação por Adsorção, vinculado ao Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará. No espaço serão analisados materiais que possam diminuir a concentração de gás carbônico na atmosfera.
O início da solenidade está previsto para as 10h30min. O novo laboratório está situado no bloco 731 do Campus do Pici (Av. Mister Hull, 2977), e a inauguração, aberta ao público, contará com a presença do Reitor da UFC, Jesualdo Farias.
O investimento foi da ordem de R$ 2 milhões, recursos advindos, em sua maioria, da Petrobras. Segundo a coordenadora do Grupo de Pesquisa e Separação por Adsorção, Profª Diana Cristina Silva de Azevedo, no decorrer de outras parcerias com a empresa foi identificada a necessidade de um espaço específico para os estudos em separação de gases. A professora explica a função dos equipamentos instalados no novo laboratório: "Eles serão dedicados à medida de dados de equilíbrio termodinâmico para a adsorção de gases, como gás carbônico, metano e nitrogênio e suas misturas, além de vapores de metais alcalinos a altas temperaturas".
Antes da inauguração, às 9h30min, o Grupo de Pesquisa se reúne no auditório do bloco 726 para a terceira palestra do Ciclo Internacional de Conferências em comemoração aos 18 anos de atividades daquele grupo. O convidado é o professor da Universidade do Porto, Alírio Rodrigues. Ele apresentará a conferência "Separação de propano/propileno: da escala molecular aos processos" ("Propane/Propilane separation: From molecular scale to process"), com entrada livre.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9602