Núcleo de Desenvolvimento da Criança passa a ser Unidade Federal de Educação Infantil
- Quinta, 28 Fevereiro 2013 16:09
Foi aprovada, por unanimidade, na reunião do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará, realizada na manhã de quinta-feira (28), a criação da Unidade Universitária Federal de Educação Infantil, em substituição ao Núcleo de Desenvolvimento da Criança (NDC). O relator da matéria, Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, expôs aos conselheiros a importância do NDC, que iniciou suas atividades no Departamento de Economia Doméstica em 1991, a partir de uma de suas áreas de estudo, denominada "Família e Desenvolvimento da Criança".
Começou oferecendo duas turmas de educação infantil para 30 crianças entre 4 e 5 anos, filhas de professores, servidores técnico-administrativos e alunos da UFC, distribuídas em dois grupos: Jardim I e Jardim II. Disse ainda que o Núcleo foi cadastrado como projeto de extensão na Pró-Reitoria de Extensão em 1993, tendo em vista sua missão extensionista, oferecendo cursos sobre educação infantil para professoras das redes pública e privada de ensino e abrindo suas portas para visitas de profissionais de outras universidades e órgãos vinculados à educação infantil.
Atividades de pesquisa desenvolvidas por professores e alunos de cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado também ocorreram no NDC desde seus primórdios, já sendo extensa a lista de publicações que se fundamentaram na experiência do Núcleo, segundo o relator. No ano 2000, o NDC foi cadastrado no Ministério da Educação e, desde então, figura no censo escolar como a única instituição pública federal de educação infantil no Estado. "Recebe os materiais destinados às outras escolas, tais como livros e equipamentos eletrônicos, bem como recursos para a merenda escolar", relatou o Prof. Luiz Antonio.
Em março de 2011, o Conselho Nacional de Educação aprovou resolução que fixou normas de funcionamento das unidades de educação infantil ligadas à administração pública federal direta, suas autarquias e fundações, e como o NDC é uma dessas unidades, fez-se necessária sua regulamentação na estrutura administrativa da UFC. Ressaltou o Prof. Luiz Antonio Maciel de Paula que a proposta de resolução apresentada foi aprovada pelo Colegiado do Departamento de Economia Doméstica no dia 12 de novembro de 2012 e homologada pelo Conselho do Centro de Ciências Agrárias no último dia 22. Observou o relator que se justificava a aprovação ad referendum do Consuni pela necessidade de cumprimento de prazos para formalização das Unidades de Educação Infantil junto ao MEC.
A partir dessa formalização, a agora Unidade Universitária Federal de Educação Infantil estará apta a receber dotação orçamentária especifica do MEC, e também serão destinadas vagas para docentes efetivos do quadro de professores do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT). A Coordenadora da Unidade, Profª Fátima Sabóia, e a Profª Fátima Sampaio, que por 21 anos foi responsável pelo NDC, ambas presentes à reunião do Consuni, diziam-se satisfeitas com a decisão que garante a continuidade do trabalho. São atendidas atualmente 69 crianças, nas turmas do Infantil 3, Infantil 4 e Infantil 5.
Fonte: Conselho Universitário da UFC – fone: 85 3366 7340