Procurar no portal

Escritor João Ubaldo Ribeiro vem a Fortaleza pelo Ano da Alemanha no Brasil

Imagem: O escritor João Ubaldo Ribeiro vem a Fortaleza participar do Ano da Alemanha no BrasilCom o evento "Um brasileiro em Berlim", encontro com o escritor João Ubaldo Ribeiro, membro da Academia Brasileira de Letras, a Casa de Cultura Alemã e o Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, junto com o SESC Fortaleza, inauguram hoje (17) a programação do Ano da Alemanha no Brasil, que acontecerá no Ceará. João Ubaldo fará palestra às 19h, na Escola Educar SESC Fortaleza (Av. José Jatahy, 813, Farias Brito).

Antes da palestra, o Prof. Paulo Albuquerque, Procurador Geral da UFC, faz a abertura do Ano da Alemanha no Brasil no Ceará, e a Profª Ute Hermanns, Leitora do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico na UFC, apresenta o projeto Amizades Teuto-Brasileiras. Nesta edição, o Ano da Alemanha no Brasil, no Ceará, "pretende homenagear as frutíferas relações entre as duas culturas que resultam de uma forte parceria que se dá, especialmente no âmbito acadêmico, cultural e econômico", esclarece a Profª Ute.

Ela informa que João Ubaldo morou em Berlim de 1990 a 1991, registrando suas aventuras e encontros com o povo alemão em crônicas semanais publicadas pelo jornal Frankfurter Rundschau, em língua alemã, traduzidas para o alemão por Ray-Güde Mertin. As crônicas foram reunidas depois no livro Ein Brasilianer in Berlin, também publicado no Brasil com o título Um brasileiro em Berlim.

No dia 18 de maio, a programação continua com a abertura da exposição Berlim – Imagens de uma Metrópole, do fotógrafo alemão Bernd Bühmann (1946), às 18h, no SESC-Iracema (Rua Boris, 90, Praia de Iracema). O Prof. Osmar Gonçalves dos Reis Filho, da UFC, apresentará a mostra, composta por videoinstalação e fotoinstalação.

Bühmann ganhou reconhecimento por seus estudos sobre a cidade de Berlim. No texto de apresentação enviado pela Profª Ute, diz que "suas imagens incluem momentos cômicos e resultam de um olhar bem particular que é minucioso e atento ao detalhe. A pergunta que ele se coloca é 'você está vendo?' E acrescenta: 'Tento captar momentos que não são visíveis, momentos que se escondem'". Para a Profª Ute, "talvez essa atitude seja um ponto em comum entre os dois, o escritor brasileiro e o fotógrafo alemão que mesmo com todas as diferenças consegue observar a essência das coisas que não se veem normalmente".

Imagem: Exposição do fotógrafo alemão Bernd Bühmann também acontecerá em FortalezaNo dia 2 de junho, das 9h às 11h, no SESC-Iracema, acontecerá o encerramento, com leitura de textos de autores alemães e brasileiros – João Ubaldo Ribeiro, Ignácio de Loyola Brandão, Walter Benjamin, Uwe Timm, Wladimir Kaminer, Erich Kästner e outros. As leituras serão feitas por estudantes, professores e atores do Ceará e apresentam percepções dos escritores sobre Berlim.

Histórico – Conforme detalha a Profª Ute, "o Ceará foi o primeiro estado brasileiro a incentivar o intercâmbio acadêmico entre o Brasil e a Alemanha. No dia 10 de outubro de 1962, o então Reitor da UFC, Antônio Martins Filho, outorgou a tarefa de diretor da Casa de Cultura Germânica ao Professor Dr. Helmut Feldmann, primeiro leitor do DAAD. Nesta posição houve muitas mudanças e hoje o leitor trabalha como professor visitante e Coordenador Cultural da Casa de Cultura Alemã da UFC".

Desde a criação da Casa de Cultura Alemã, o leitorado apoiou diretamente o intercâmbio de 700 e, indiretamente, o de 800 pessoas. Algumas participaram de atividades de longa duração como doutorados em universidades alemãs. Outras fizeram estágios de curta duração na Casa de Cultura Alemã.

"Observando a qualidade crescente dos cursos de pós-graduação nas universidades cearenses, sobretudo na UFC, e os estreitos e confiáveis acordos em vigor entre o DAAD, Capes e CNPq, prevemos o crescimento ainda maior do intercâmbio acadêmico e com isso uma perspectiva excelente para um futuro próximo. Laços acadêmicos estreitos possibilitam também laços culturais estreitos. Isso já se reflete no nosso programa para o Ano da Alemanha no Brasil", considera a professora.

A programação do Ano da Alemanha no Brasil no Ceará é uma realização da Casa de Cultura Alemã, do SESC-Fortaleza, da Academia Brasileira de Letras, do Instituto de Cultura e Arte da UFC, do Instituto Goethe e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

Fonte: Profª Ute Hermanns, professora visitante DLE, Leitora do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico na UFC e Coordenadora Cultural da Casa de Cultura Alemã – fone: 85 3366 7642

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300