Procurar no portal

Livros sobre movimentos sociais serão lançados no MAUC

Serão lançados hoje (17), às 18h, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC: Avenida da Universidade, 2854, Benfica), cinco livros sobre história e movimentos sociais: O demolidor, de Adelaide Gonçalves, Allyson Bruno e Victor Pereira, editado pela Imprensa Universitária; Negras tormentas: o federalismo e o internacionalismo na Comuna de Paris, do historiador Alexandre Samis; e três novos títulos da editora Imaginário: O anarquismo e os sindicatos operários, de Fernand Pelloutier, Marxismo e ditadura e Individualismo e anarquismo, organizados, editados e traduzidos por Plínio Augusto Coêlho.

Os livros falam de experiências históricas revolucionárias como a Comuna de Paris (1871) e a Federação de Bolsas de Trabalho da França (1895), além de análises de conceitos teóricos do marxismo e do anarquismo. O demolidor apresenta uma edição com fac-símile de cinco números do jornal homônimo editado em Fortaleza no ano de 1908, que trazia as novas ideias socialistas e libertárias disseminadas na cidade naquele período.

Na sessão de lançamento do MAUC, haverá uma conversa com Adelaide Gonçalves, Allyson Bruno, Victor Pereira e Alexandre Samis, autores de O demolidor e Negras tormentas. Outra sessão de lançamento dos cinco títulos está prevista para sábado (18), às 10h, na sede do Plebeu Gabinete de Leitura, na Casa do Jornalista – o prédio da ACI. (Rua Floriano Peixoto, 735, 3º andar, Centro).

Fonte: Profª Adelaide Gonçalves, do Departamento de História da UFC – fone: 85 3366 7739

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300