Projeto da UFC que atende a crianças e idosos no bairro Serrinha é premiado

Imagem: Prosaf realiza oficina de integração cultural, que teve como tema "Pé Diabético e AVC"O Projeto Serrinha de Acompanhamento Familiar (Prosaf), vinculado ao Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, foi premiado como melhor projeto de extensão desenvolvido com idosos durante o Encontro das Ligas do VII Congresso Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia, ocorrido em Fortaleza, de 6 a 8 de junho. O evento compartilhou experiências acadêmicas em benefício da saúde e do bem-estar dos idosos, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre diferentes projetos da mesma temática. Apenas nos últimos dois anos, o Prosaf atendeu cerca de 300 adolescentes, mais de 100 idosos e 40 gestantes e crianças em seu primeiro ano de vida.

O Prosaf foi criado em julho de 1997 por um grupo de estudantes de Medicina da UFC, após visita de campo a uma comunidade no bairro da Serrinha. Por conta da baixa cobertura de assistência primária, o Projeto tinha como objetivos principais ouvir essa população carente em relação às condições de saúde e estimular a interação entre os estudantes e a população, favorecendo o aperfeiçoamento da relação médico-paciente.

Hoje com 14 integrantes, todos discentes de Medicina da UFC, o Prosaf realiza ações de promoção à saúde e de prevenção das principais doenças da população que reside nas comunidades carentes Neo e Garibalde, da Serrinha. As ações se baseiam em orientação, acompanhamento e incentivo. O acompanhamento é realizado regularmente, priorizando crianças e idosos, através de visitas semanais – os idosos são observados em relação à hipertensão e diabetes, e as crianças têm o crescimento e a alimentação acompanhados. São também realizadas atividades físicas com idosos, palestras para adoção de hábitos alimentares saudáveis e prática de atividades de lazer.

Entre as atividades do Prosaf desenvolvidas na Serrinha, já foram realizadas 64 Caminhadas contra Hipertensão e Diabetes, quatro Forrós da Boa Idade, quatro oficinas culturais, quatro Caminhadas Fora, oito encontros de gestantes, 35 atividades de puericultura, quatro atividades sobre DST com adolescentes e quatro atividades sobre planejamento familiar com adolescentes.

Outra premiação foi conquistada pelo Prosaf em dezembro de 2006, quando o Projeto ficou em 1º lugar no Prêmio Saúde Brasil, resultado de concurso nacional para estudantes de Medicina, que desenvolveram trabalhos socialmente responsáveis e de interação com a comunidade. Na ocasião, o Prosaf concorreu com outros 90 projetos de todo o Brasil.

Para saber mais sobre o Prosaf, basta acessar a página do Projeto no Facebook.

Fonte: Prof. Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti, orientador do Prosaf, do Departamento de Saúde Comunitária da Famed – fone: 85 3366 8044