Navio de pesquisa alemão chega a Fortaleza e promove encontro com acadêmicos
- Quarta, 26 Junho 2013 10:08
- Última Atualização: Sexta, 28 Junho 2013 14:47
Chegou nesta sexta-feira (28), de Cabo Verde a Fortaleza, o navio de pesquisa alemão Meteor, cuja tripulação se encontrará com estudantes e pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e da Casa de Cultura Alemã, da Universidade Federal do Ceará, e da escola Pasch, para troca de experiências e intercâmbio de conhecimentos.
A vinda do navio faz parte do Ano "Alemanha+Brasil 2013-2014", promovido em parceria entre os governos, instituições e empresas dos dois países. Sob a coordenação do Prof. Peter Brandt, o Meteor examinará o papel do Oceano Atlântico nas alterações climáticas. Durante os quatro dias em que permanecerá no Porto do Mucuripe, o navio poderá ser visitado, em horários a serem ainda definidos.
O Meteor se compara a uma cidade autônoma: a bordo, há central elétrica, sistemas de ar condicionado e de tratamento sustentável de lixo, uma estação de tratamento de águas potáveis e residuais.
A embarcação serve à pesquisa em várias disciplinas científicas, com foco na análise do ar, da água, dos seres vivos e da superfície terrestre. O navio conta com 28 vagas para cientistas e está atuando no Oceano Atlântico, no Pacífico Leste, no Índico Leste, no Mar Mediterrâneo e no Mar Báltico. O comando do navio é realizado pela chefia dos navios alemães de pesquisa do Instituto de Ciências do Mar da Universidade de Hamburgo (Alemanha).
Depois de deixar a capital cearense, o Meteor dará início a uma nova rota, a Cruise M98, com destino à Baía de Walvis, na Namíbia (ex-colônia alemã, situada no sudoeste da África). Em 2014, o navio voltará a Fortaleza, para seminário científico com os professores do Labomar da UFC, sob a coordenação do Prof. Luiz Drude Lacerda.
Fonte: Profª Ute Hermanns, coordenadora cultural da Casa de Cultura Alemã da UFC – fone: 85 3366 7540