Mudança da sigla da UFC não é prioridade, diz Reitor

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, esclarece que não é pauta prioritária da Instituição modificar a sigla UFC pelo fato de esta ser confundida, nos sites de busca na Internet, com a do Campeonato Definitivo de Combate (Ultimate Fighting Championship®), a maior e mais popular organização de artes marciais mistas (MMA) do mundo. Informa o Reitor que a instituição cearense tem o registro da sigla UFC e do brasão da Universidade no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) válido até 2018. O novo brasão, com design atualizado, mas mantendo a sigla UFC, está em fase de registro no INPI.

No Brasil, segundo o Reitor, existe o padrão entre as universidades federais de usarem quatro letras: U e F seguidas da sigla do Estado (ou da cidade, dependendo do caso). As exceções são a própria UFC, uma vez que não utiliza o CE, de Ceará, a Universidade Federal de Sergipe (UFS, que, pelo padrão deveria ser UFSE), a Universidade Federal de Goiás (UFG ao invés de UFGO) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), sediada em cidade do estado de Minas Gerais.

Jesualdo Farias afirma que, para ocorrer a mudança na sigla da Instituição, o assunto precisa ser amplamente debatido com a comunidade universitária e passar pelas instâncias deliberativas superiores. Mas, reitera, a questão não é prioridade. O assunto veio à tona a partir de uma entrevista do Reitor ao programa Vertical S/A, da TV O Povo, no último dia 25.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307