Política de gestão de pessoas da UFRN é apresentada no Seminário de Gestão da UFC

Imagem: Reitor Jesualdo Farias fala na abertura da primeira etapa do Seminário de Gestão Acadêmica 2013.Representantes das administrações superior e acadêmica da Universidade Federal do Ceará estiveram reunidos quarta-feira (26) pela manhã, na primeira etapa da edição 2013 do Seminário de Gestão Acadêmica. O encontro versou sobre o tema "A Gestão de Pessoas na UFC" e foi realizado na Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055 – Messejana).

As atividades foram abertas pelo Reitor Jesualdo Farias, que justificou a ausência do Vice-Reitor Henry Campos, que se encontra em Brasília para tratar de assuntos relativos à vinda de médicos estrangeiros para reforçar a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS). O dirigente disse compreender a questão da gestão de pessoas como parte essencial da busca contínua por melhorias na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão na Universidade. "Assim, convidamos os colegas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para dividir um pouco de sua experiência, pois reconhecemos o excelente trabalho que lá vem sendo realizado há quase 20 anos".

O Prof. Custódio Almeida, Pró-Reitor de Graduação da UFC, também enalteceu a contribuição dos gestores da universidade potiguar, afirmando lá existir "uma cultura coletiva de valorização das pessoas, com destaque para abertura de discussão para questões docentes". Segundo ele, a UFC terá muito o que avançar e os primeiros passos já vêm sendo dados.

Em seguida, com mediação do Prof. Serafim Firmo Ferraz, Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UFC, os professores Mírian Dantas dos Santos (Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da UFRN) e Adelado Dantas de Medeiros (Pró-Reitor Adjunto de Graduação da mesma universidade), expuseram informações sobre a política de recursos humanos naquela instituição, com destaque para as ações da Comissão Permanente de Desenvolvimento Institucional (CPDI). Compete à mesma a proposição dos editais de seleção para a UFRN, assim como a emissão de relatórios, pareceres e propostas de distibuição de vagas. Hoje consolidada, a CPDI encontrou dificuldades em sua implantação. "Sempre há resistência no início de processos novos. É preciso ter o envolvimento da administração para que a cultura mude e as decisões sejam bem fundamentadas", explicou a Profª Mirian Dantas. Detalhes sobre o trabalho desenvolvido pelos palestrantes podem ser acessados site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN.

Na rodada de debates, entraram em pauta temas como licença médica, reposição do quadro, vínculos temporários e de substituição, critérios de distribuição de vagas, transferência entre Instituições Federais de Ensino Superior, dentre outros assuntos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fone: 85 3366 7331