Professor do CT apresenta as novas regras para edificação no Brasil em workshop hoje

Hoje (3), às 18h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC – Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota), acontecerá workshop sobre as mudanças na norma NBR nº 15.575, que entrará em vigor no próximo dia 19 e dispõe sobre os novos padrões de qualidade para a engenharia civil em aspectos como estrutura, pisos, vedações, coberturas e instalações. Haverá palestras do Chefe do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil da UFC, Prof. Alexandre Araújo Bertini, do advogado Roberto Lira, e do Prof. José Ramalho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Ifce). Na ocasião, será lançado o Guia Orientativo para Atendimento da NBR 15.575.

O Prof. Bertini ressalta que estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura precisam estar atentos às mudanças trazidas com a chamada Norma de Desempenho, cuja versão de 2013 é uma reformulação completa da vigente em 2010. “Os alunos precisam assimilar ainda na academia o espírito dessa norma, que é projetar e construir com base no desempenho dos sistemas construtivos”, orienta.

Destaca que as graduações da UFC deverão acompanhar as mudanças da NBR nº 15.575 para que os futuros engenheiros saibam projetar obras com menor impacto ambiental. "Conteúdos como a análise do ciclo de vida dos materiais precisam ser mais intensamente abordados nas disciplinas para nortear a decisão tecnológica no momento da elaboração do projeto das edificações, sempre pensando em termos de sustentabilidade", afirma o docente.

NOVA NORMA TÉCNICA – A norma NBR nº 15.575 – Edificações Habitacionais – Desempenho, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), regimenta a construção de casas e edifícios no Brasil. Elaborado em 2007 e revisado três anos depois, o documento foi novamente adaptado aos avanços da construção civil no País. Neste ano, empresários, pesquisadores e representantes da sociedade civil participaram de encontros do Comitê Brasileiro de Construção Civil (ABNT-CB-02) e reavaliaram métodos e princípios que serão aplicados de agora em diante no planejamento e execução de obras no que tange ao desempenho acústico, térmico, durabilidade, garantia e vida útil das habitações.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602