Empossados 42 novos servidores docentes e técnico-administrativos na UFC

A Universidade Federal do Ceará conta com novos 22 professores efetivos e 20 servidores técnico-administrativos, empossados na manhã de quinta-feira (4) pelo Vice-Reitor da Instituição, Prof. Henry Campos, no exercício da Reitoria.

Na solenidade, realizada no Auditório da Reitoria, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Serafim Firmo de Souza Ferraz, disse que a posse dos 42 novos servidores é uma oportunidade de renovação da UFC. "Este é um momento para ampliarmos uma nova cultura na Universidade, de mais cidadania e produção do conhecimento", frisou. Ele também afirmou que a ocasião serve para os novos servidores repensarem sua trajetória profissional, dando um cunho mais social a suas atividades e desenvolvendo projetos com mais responsabilidade. E citou o projeto Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), de formação e acompanhamento docente, como oportunidade de capacitação aos novos professores da UFC. Ele ainda solicitou aos novos servidores que fiquem "antenados com os cursos e atividades de qualificação" que surgirem durante o período de estágio probatório – próximos três anos –, pois eles contam como ponto positivo nesse tipo de avaliação funcional.

Depois de os presentes receberem o termo de posse, o Vice-Reitor lhes dirigiu a palavra. Considerou uma honra para a UFC receber os novos quadros, considerando o momento de extrema importância para a Instituição. Lembrou que, nos últimos três anos, a UFC renovou em mais de 50% seu corpo docente. "Vocês fazem parte dos melhores, pois nossos processos seletivos são guiados pelo padrão de competência em que se apresentam", disse.

O Vice-Reitor fez questão de salientar que a posse também sinaliza uma oportunidade de diálogo com o corpo funcional da Universidade. "Sempre que há posse de novos servidores, o Reitor ou o Vice-Reitor estão presentes". Ele também apresentou números que comprovam a importância da UFC na educação superior nacional. "Nossa Universidade tem 112 cursos de graduação e 102 de pós-graduação stricto sensu. Temos o 6º maior orçamento entre as universidades federais do País. Hoje, nossa comunidade universitária ultrapassa 60 mil pessoas e temos mais de 50 obras em andamento".

Além disso, o Prof. Henry afirmou que a UFC se destaca por seu compromisso social, estando presente, através de mais de 700 projetos de extensão, em todos os 184 municípios cearenses, melhorando diretamente a vida das pessoas. Assim, conforme lembrou, a UFC contribui para o desenvolvimento econômico do Estado. "Sempre que um curso nosso é aberto, principalmente no Interior, ouvimos a população para saber as demandas de cada região".

No final da solenidade, o Prof. Henry Campos salientou que muitos dos novos servidores empossados quinta-feira (4) são ex-alunos da UFC e fez um pedido. "Desejo que tenham consciência da importância do trabalho de vocês, independentemente se professor ou servidor técnico-administrativo. Devem pensar em melhorar os indicadores da educação de nosso País, devolvendo para a sociedade o que ela investe nessa área. A UFC conta muito com vocês", concluiu.

NOVOS SERVIDORES – Tomaram posse os professores Arnaldo Aires Peixoto Júnior (Departamento de Medicina Clínica), Claudicélio Rodrigues da Silva (Departamento de Literatura), Cynara Monteiro Mariano (Departamento de Direito Público), Danilo Roberto Loureiro (Departamento de Engenharia Agrícola), Elisângela Nogueira Teixeira (Departamento de Letras Vernáculas), Fábio Wildson Gurgel Costa (Departamento de Clínica Odontológica), Francisca Geny Lustosa (Departamento de Teoria e Prática de Ensino), Francisco José Silva Tabosa (Departamento de Economia Agrícola), Francisco Osny Enéas da Silva (Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental), Gabriel Peixoto Leão Almeida (Curso de Fisioterapia), Guilherme Alves de Lima Henn (Departamento de Saúde Comunitária), Ingrid Louback de Castro Moura (Departamento de Teoria e Prática de Ensino), João Paulo Pordeus Gomes (Departamento de Computação), Joaquim Francisco Cordeiro Neto (Instituto de Cultura e Arte), Kilpatrick Muller Bernardo Campelo (Departamento de Letras Vernáculas), Laédna Souto Neiva (Campus da UFC no Cariri), Liandro Roger Memória Machado (Instituto Universidade Virtual), Lidiane Andréa Oliveira Lima (Curso de Fisioterapia), Marília Braga Marques (Departamento de Enfermagem), Paula Sacha Frota Nogueira (Departamento de Enfermagem), Rafael Rodrigues da Costa (Instituto de Cultura e Arte), Vinícius Gonçalves Moulin (Curso de Música do Campus da UFC em Sobral).

Como técnico-administrativos, foram empossados Antídio Barbosa de Oliveira Filho (revisor de textos); Caroline Rodrigues Araújo (auxiliar em administração); Davi Sampaio Marques, Flora Lima Chaves e Eduardo de Melo Távora (psicólogos organizacionais); Francisco Julião Moreira Barreto Cavalcante (médico – clínica geral); Islane Vidal Fonteles (técnico em contabilidade); Jonathan Sousa de Oliveira e Josenilson da Silva Mendes (tradutores e intérpretes de Linguagem de Sinais); Lígia Carla de Lima Souza (administrador); Fabrício Fernandes Muniz da Silva, Lívio Siqueira Lima e Márcio Robertt de Anchieta Loureiro (técnicos de tecnologia da informação); Mayra Pontes Coutinho e Milena de Castro Ribeiro (jornalistas); Paloma Lira Pinto (engenheiro de segurança do trabalho); Flávio Vinícius Soares de Souza, Tatianny Domingos Moura da Silva e Valéria Cordeiro de Oliveira e Viviane Lima Mazulo (assistentes em administração).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331