"A Dama das Camélias" e "Melhor é Impossível" no Cine Freud dos dias 10 e 17 de julho

A programação de julho do Cine Freud, projeto de extensão do Laboratório de Psicanálise, vinculado ao Departamento de Psicologia da UFC, exibe filmes seguidos de debates psicanalíticos de obras dos cineastas George Cukor e James L. Brooks. Os interessados podem fazer a inscrição, gratuita, pelo site do projeto ou presencialmente no dia do evento, a partir das 13h30min.

A próxima sessão do mês ocorre na próxima quarta-feira (10), às 14h, na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Campus do Benfica), com o filme "A Dama das Camélias", do norte-americano Cukor. O longa-metragem mostra a história de Marguerite Gautier, cortesã parisiense que acaba em uma situação conflituosa, tendo de escolher entre um jovem nobre e um antigo amante, um barão insensível. Francirene Paula é a convidada para debater o filme em seguida.

No dia 17, o Cine Freud apresenta "Melhor é Impossível", filme do também norte-americano James L. Brooks. A obra conta a história de Melvin – um sarcástico escritor –, de Carol – uma garçonete – e de Simon, um artista, que se encontram de modo inusitado e acabam por compartilhar situações cotidianas. Após a exibição do filme, haverá debate com a psicanalista Irvina Sampaio. A sessão também ocorre às 14h, na Casa Amarela.

O Cine Freud é organizado, atualmente, pelos alunos Mauro Reis, Lara Silveira, Eduardo Taveira e Raquel Adeodato, do Curso de Psicologia, sob a coordenação dos professores Orlando Cruxên e Laéria Fontenele. A atividade é realizada há mais de seis anos e já beneficiou cerca de 7.700 pessoas da comunidade interna e externa.

Fonte: Laboratório de Psicanálise da UFC – fone: 85 3366 7727