Procurar no portal

UFC recebe microscópios eletrônicos de varredura para compor Central Analítica

Imagem: Microscópio com canhão de emissão por efeito de campo.A Universidade Federal do Ceará acaba de receber dois equipamentos de ponta que integrarão a Central Analítica da Instituição, laboratório de caracterização de materiais que ofertará à comunidade científica e tecnológica técnicas de microscopia ótica e eletrônica. A obra para construção da infraestrutura da unidade está em fase de licitação, com previsão de conclusão para o final de 2014. Em caráter temporário, os aparelhos adquiridos funcionarão nas instalações do Departamento de Física da Universidade, localizado no bloco 922 do Campus do Pici.

Os primeiros aparelhos a chegar foram dois microscópios eletrônicos de varredura. O primeiro tem como fonte de elétrons um canhão de emissão por efeito de campo e é apropriado para o estudo de materiais biológicos, podendo até mesmo apresentar imagens de sistemas com umidade. O outro microscópio funciona com filamento de tungstênio e vem equipado com litografia de feixe de elétrons, técnica apropriada para o design de circuitos elétricos em escala nanométrica.

Já está prevista a chegada de outros dois microscópios, um ótico confocal e um eletrônico de transmissão. Este último é o mais moderno e valioso equipamento do laboratório sendo montado.

A Central Analítica oferecerá serviços e suporte técnico-científico em microscopia eletrônica de varredura, microscopia eletrônica de transmissão e microscopia ótica confocal. Com equipe científica composta por especialistas na área, a unidade permitirá o fornecimento de respostas rápidas no estudo de propriedades estruturais e morfológicas de nanoestruturas de carbono, nanotubos e grafenos inorgânicos, revestimentos metálicos e aços, catalisadores à base de óxidos metálicos com aplicações na cadeia do petróleo e gás, nanopartículas poliméricas, nanopartículas metálicas, nanofármacos e marcadores celulares.

PESQUISA E INOVAÇÃO – "A instalação do laboratório consolidará as linhas de pesquisa já bem estabelecidas na casa e ocasionará o crescimento de novos programas de pós-graduação, incluindo aqueles dos campi do interior do Estado, das universidades estaduais e dos Institutos Federais", explica o Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, Coordenador da Central Analítica da UFC. O pesquisador informa que será natural o envolvimento direto de diversos programas de pós-graduação da Universidade na empreitada. "O projeto irá contribuir para formar recursos humanos em nível de mestrado e doutorado com capacidade de produzir, modelar, funcionalizar, modificar, nanomateriais e sistemas biológicos", acrescenta.

Imagem: Microscópio eletrônico com filamento de tungstênio.Por conseguinte, espera-se que o trabalho da infraestrutura de pesquisa da Central Analítica em instalação trará resultados importantes, elevando a produção científica da Instituição. Outro ponto positivo é o incremento da inserção internacional da UFC, que espera aumentar a procura em seus cursos de mestrado e doutorado, além de firmar projetos colaborativos com renomadas instituições de outros países.

GANHOS PARA O CEARÁ – Ainda de acordo com o Prof. Antonio Gomes, a implantação da Central permitirá à comunidade científica da UFC e da Região Nordeste um desenvolvimento acelerado, para diminuir as diferenças em relação aos centros mais desenvolvidos. "Temos aumentado a produção em número e qualidade, mas ainda somos dependentes de outros centros em termos de infraestrutura mais especializada para nanociências", esclarece.

Além do fomento à academia, o projeto abre oportunidades de colaboração com os arranjos produtivos locais, através de projetos de desenvolvimento e prestação de serviços especializados nas áreas têxtil, química, de materiais, metalúrgica, siderúrgica, energética e de desenvolvimento de fármacos.

A expectativa é de que, em um futuro próximo, o Estado desponte como sinônimo de excelência acadêmica em nanobiotecnologia, nova fronteira de pesquisa dentro da perspectiva do desenvolvimento científico sustentável.

Fonte: Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, Coordenador da Central Analítica da UFC – fones: 85 3366 9903 / 3366 9906

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300