CASa divulga sua programação para o mês de julho

A Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), da Universidade Federal do Ceará, divulgou as atividades programadas para o mês de julho. Amanhã (10), a partir das 19h30min, o Theatro José de Alencar será palco do Recital Johannes Brahms, com organização da Casa de Cultura Alemã e apoio da CASa de Artes. O recital irá homenagear o 180º aniversário do compositor que está entre as mais importantes figuras do romantismo musical europeu do século XIX.

A programação prossegue com o evento Mentores da Docência, no dia 12 de julho, às 9h, no Auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Campus do Pici), que homenageia os docentes que marcaram positivamente a vida de professores novatos na UFC. Nesta edição, os professores Antonio Adauto Fonteles Filho, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), e Maria Consuelo Landim, do Curso de Economia Doméstica, compartilham suas histórias de vida e suas narrativas biográficas, inspirando uma ação docente comprometida e transformadora.

No dia 22 de julho, às 14h, os docentes são convidados a participar dos Encontros de Docência, na Faculdade de Educação da UFC (Faced – Campus do Benfica), sob o tema "Didática e metodologias de ensino: conversas sobre docência no ensino superior". O encontro, conduzido pela Profª Rozimar Machado, da Faced, busca promover o desenvolvimento profissional docente, valorizando o fazer pedagógico fundamentado na investigação e reflexão sobre a prática de ensino.

O encerramento das atividades do mês de julho em Fortaleza ocorre com a realização da CASa de Ciência, com a palestra "Suicídio de idosos no Brasil: investigação científica de um problema social", a ser proferida pela Profª Cecília Minayo no próximo dia 24, às 14h30min, no auditório da Prograd.

INTERIOR – A programação também prevê atividades para os campi da UFC no Interior. No dia 15, ocorre em Sobral mais uma edição da CASa de Religião, com a palestra "Ética na espiritualidade e a mística do Reino de Deus", a ser ministrada pelo Prof. Regenaldo da Costa, às 18h, no auditório do Curso de Medicina (Campus Derby). O EncontroMus 2013.1, mostra da produção do Curso de Música da UFC-Sobral, acontece dentro da CASa de Artes, de 16 a 18 de julho, das 19h às 21h, no auditório do Bloco Mucambinho, também no Campus de Sobral.

Há também atividades a serem realizadas na região do Cariri. O Prof. Heberty Di Tarso Fernandes Facundo ministra a palestra "Construindo uma vida acadêmica baseada em pesquisa científica", no dia 16, às 16h, na sala multimídia do Curso de Medicina, em Barbalha, como atividade da CASa de Ciência. Já para o dia 19 está prevista a CASa de Filosofia, com palestra da Profª llana Viana do Amaral, sobre "Política e violência nas relações de gênero", das 18h às 20h, no auditório do Campus de Juazeiro do Norte.

A programação completa do mês de julho, incluindo as atividades das Ambiências Temáticas, está disponível no site da CASa.

Fonte: Divisão de Formação Docente da CASa – fone: 85 3366 9526