UFC intensifica parcerias para o Simpósio Internacional de Biotecnologia

Imagem: Na linha de frente da organização do evento está o Prof. José Osvaldo Beserra CariocaEm encontro com representantes de agências governamentais, bancos de desenvolvimento, universidades e outras instituições de pesquisa, foi lançado na manhã de terça-feira (9), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o 16º Simpósio Internacional de Biotecnologia – o maior evento científico internacional na área, que será sediado pela primeira vez no Brasil, em Fortaleza.

Na linha de frente da organização, está o Prof. José Osvaldo Beserra Carioca, do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará, referência no País e no exterior em "Química Verde" e biocombustíveis. Conforme ele explicou, a UFC intensifica agora a busca por novas parcerias para a realização do evento, com envolvimento pessoal do Reitor Jesualdo Farias. "Está tudo muito bem encaminhado. Agora, vamos reforçar o diálogo com instituições como Petrobras e BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) para garantir apoio ao evento. A ideia é que, em janeiro de 2014, já comecemos a abrir inscrições para os participantes de todo o mundo", afirmou o Prof. Carioca. O 16º Simpósio será realizado em setembro de 2014, no Centro de Eventos do Ceará. Nos próximos dias, será lançado o site oficial da iniciativa.

Além de colocar de vez a capital cearense e a UFC no roteiro de grandes eventos científicos, a realização do Simpósio em Fortaleza deverá favorecer a tão desejada convergência entre academia, poder público e indústria, como forma de transformar o conhecimento em produtos que sirvam ao desenvolvimento e ao bem-estar da sociedade. "O evento deixará um legado. Queremos criar um fórum de inovação, convidando instituições e indústrias nacionais e internacionais, das áreas farmacêutica, cosmética, alimentícia, de biocombustíveis e várias outras, a construírem um diálogo permanente", exemplificou o Prof. Carioca.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UFC, Prof. Gil de Aquino, destacou a importância do envolvimento do poder público e do setor industrial na iniciativa. "É muito importante que demonstremos nosso potencial de pesquisa e de produção nesse encontro, ou perderemos oportunidades. A Biotecnologia é uma área que se tornará cada vez mais importante nos próximos anos. Agora, isso também tem um fator de escala importante. Não é a Universidade sozinha que vai propiciar o desenvolvimento. A Universidade começa o processo, mas quem também precisa dar uma dimensão maior é o Estado, é a indústria", avaliou o Prof. Gil.

ENTENDA A BIOTECNOLOGIA – Um dos mais importantes ramos científicos da atualidade, a Biotecnologia consiste no uso inteligente e sustentável de organismos vivos para a produção de bens e serviços, nos mais diversos setores. "Estamos no campo, melhorando espécies vegetais, animais, e a produção de alimentos. Estamos nos hospitais levando drogas fabricadas sinteticamente por micro-organismos ou pela química. Estamos na área de energia, introduzindo os biocombustíveis. Ou seja, tudo que tem vida é objeto de estudo da Biotecnologia", definiu o Prof. Carioca.

Conforme complementou o superintendente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEC, Eduardo Bezerra, trata-se de um tema "indeclinável", do qual dependerá o futuro das próximas gerações. "A sobrevivência da humanidade depende do uso inteligente dos recursos naturais do planeta. Se não tivermos uma gestão inteligente dos recursos vivos do planeta, vamos destruí-los e, por consequência, destruir a nós mesmos", alertou.

Também estiveram presentes no lançamento representantes do Banco do Brasil, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Agência Brasileira de Inteligência no Ceará (Abin-CE), da Sociedade Consular, da Rede Nordeste de Biotecnologia, da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), de indústrias químicas e de várias outras instituições.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331