UFC Virtual lança hoje (11) livro com orientações e experiências de gestão escolar democrática

O esforço coletivo de pesquisadores, professores e tutores do curso de extensão Formação Continuada em Conselhos Escolares, promovido pelo Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual) para estimular a participação de profissionais da educação e das comunidades na gestão de escolas públicas, originou o livro Conselho escolar: processos, mobilização, formação e tecnologia. O material reúne orientações e experiências desses profissionais no Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (PNFCE), criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC) para fomentar a gestão democrática das escolas públicas do País. O lançamento do livro será hoje (11), às 19h, no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), em Fortaleza.

Atualmente, o Curso de Formação Continuada ofertado na modalidade a distância pela UFC Virtual, em convênio com a Secretaria de Educação Básica (SEB-MEC), atende a 10 estados brasileiros: Amazonas, Acre, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. Ao todo, o Programa capacitou mais de 2.600 profissionais de educação contribuindo para a construção de cidadania, respeito e a valorização do saber e da cultura do estudante da comunidade.

De acordo com José Roberto Ribeiro Junior, Coordenador do PNFCE, que faz a apresentação do livro nas primeiras páginas, o Programa tem sido uma das principais ações no campo do fortalecimento da gestão democrática nas escolas públicas do Brasil. "O material objetiva fazer uma reflexão sobre este movimento popular na educação, mais especificamente direcionado aos conselhos escolares. Para tanto, trata, em um primeiro momento, da conceituação dos conselhos escolares como efetivo lugar de vivência do espaço público na escola", comenta.

Para o coordenador do curso Formação Continuada em Conselhos Escolares da UFC, Herbert Lima, o livro representa a consolidação da experiência da UFC Virtual, por meio da Universidade Federal, na oferta de um curso on-line, como representação coletiva instituída e de grande importância no âmbito do contexto da escola pública brasileira. "Esta publicação apresenta pesquisas e relatos de experiências vivenciados no curso desde a oferta da formação oferecida até o desenvolvimento de materiais didáticos digitais educacionais desenvolvidos neste curso ou voltados a este tema", ressalta.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade Aberta do Brasil na UFC – fone: 85 3366 9509