Alunos de Engenharia de Pesca visitam Porto do Mucuripe

Imagem: Estudantes de Engenharia de Pesca da UFC realizaram visita guiada ao Porto de FortalezaEstudantes do Curso de Engenharia de Pesca matriculados na disciplina de Tecnologia Pesqueira II realizaram neste mês visita guiada ao Porto de Fortaleza, também conhecido como Porto do Mucuripe. Na aula de campo, ocorreu ainda palestra com os engenheiros Joaquim Bento e Raimundo José Oliveira, da Companhia Docas do Ceará (CDC).

Dentre as informações repassadas à turma, havia detalhes sobre atividades portuárias, a infraestrutura para movimentação de cargas e o papel do Porto no crescimento da economia local. "Estamos com esse programa de visita guiada para dar maior visibilidade à atividade portuária e desmistificar a imagem negativa que se tem sobre nosso porto. Ele tem muita coisa positiva e contribui para o crescimento da economia do Estado", informou o engenheiro Raimundo Oliveira.

A UFC, por meio do Instituto de Ciências do Mar, também está fazendo um trabalho de monitoramento ambiental na região do Porto, que está passando por uma obra de dragagem de aprofundamento. Os pesquisadores começaram a trabalhar antes do início da obra e, ao longo de quatro anos, vêm monitorando aspectos como perfil de praia, qualidade da água, nível de turbidez, impacto na comunidade bentônica (organismos que vivem no substrato do solo) e taxa de erosão.

Fonte: Profª Flávia Araújo Gonçalves, do Departamento de Engenharia de Pesca – fone: 85 3366 9772