Alunos do CT constroem reator e sistema de troca térmica que produzem fermento biológico

Integrar teoria e prática nos cursos de graduação em Engenharia Química e Engenharia de Petróleo, vinculados ao Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará, é o objetivo de projeto interdisciplinar que visa à construção de um reator e sistema de troca térmica (trocador) para a produção de fermento biológico, a partir de glicose. E será hoje (18), às 8h, no anfiteatro do CT (Campus do Pici), a demonstração desses equipamentos.

A experiência foi proposta pelos professores Samuel Cartaxo, Moisés Bastos Neto e Luciana Gonçalves, do Departamento de Engenharia Química da UFC, e dela participam alunos de três disciplinas: Cálculo de Reatores I, Operações Unitárias I, e Modelagem, Controle e Simulação de Sistemas. Nos últimos meses, eles receberam as condições de operação (volume, temperatura inicial e final, dentre outras informações) para projetar o equipamento.

Os estudantes foram desafiados a analisar alguns aspectos envolvidos no projeto do reator, especialmente a transferência de calor. Divididas em grupos de 10 a 15 alunos, as turmas foram convidadas a projetar e construir um sistema de escala de bancada (reator e trocador de calor). A reação do modelo foi o crescimento de Saccharomyces cerevisiae (levedura usada, por exemplo, para a produção de pão e cerveja) para a produção de biomassa.

Os resultados da experiência serão divulgados na reunião anual do Instituto Americano de Engenheiros Químicos (AIChE), em São Francisco (EUA), de 3 a 8 de novembro, onde o trabalho intitulado "Aprendizagem ativa e destaques da Escola de Verão de Engenharia Química" ("Active Learning and Highlights of the Chemical Engineering Summer School") será apresentado, no dia 7, pela Profª Luciana Gonçalves.

Fonte: Profª Luciana Rocha Barros Gonçalves – fone: 85 3366 9611, ramais 214 e 219