Prêmio sobre Desenvolvimento Sustentável em Engenharia é apresentado no Campus do Pici

Hoje (19), a partir das 14h, será apresentado, no Auditório Cândido Pamplona (bloco 712, Campus do Pici), o Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável. O concurso premia as melhores ideias de alunos e professores dos cursos de Engenharia em nove áreas, desde mobilidade urbana e saneamento ambiental a petróleo e gás. Na ocasião, serão explicados detalhes do regulamento e da premiação. Os interessados deverão submeter seus projetos até 7 de outubro pelo site do Prêmio.

Em 2012, o Prêmio recebeu mais de 500 inscrições de artigos científicos e projetos. Os cinco projetos vencedores, além da bonificação de R$ 60 mil dividida entre o grupo de estudantes, o professor orientador e a Universidade, terão também o estudo publicado em livro. Segundo Juliana de Araújo, representante do Prêmio que fará a apresentação, ao final do concurso, os estudantes premiados têm sido convidados pela Odebrecht para ingressar em seu programa de estágios e trainees.

Por duas vezes, equipes da UFC venceram o Prêmio Odebrecht. Em 2010, o trabalho de Francisco das Chagas Isael Teixeira e Synardo Leonardo de Oliveira, sobre aproveitamento de resíduos na indústria siderúrgica, foi um dos escolhidos. No ano anterior, o artigo de Márcio Anderson Guedes Vasconcelos propôs a aplicação de biodiesel na pavimentação de rodovias no Ceará e ficou entre os cinco melhores. Ambos os estudos foram orientados pela Profª Suely Helena de Araújo Barroso, do Departamento de Engenharia de Transportes da UFC.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9602