Processo de autoavaliação de 32 cursos de graduação será realizado neste mês

Até o último dia do semestre letivo 2013.1 (27 de julho), alunos e professores de 32 cursos das modalidades presencial e semipresencial de graduações da UFC devem realizar a autoavaliação, um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que visa analisar as instituições de ensino, os cursos e o desempenho do discente. O processo se dará por meio de questionários aplicados em cursos em fase de reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) e pode ser amostral (a critério de cada coordenação de curso).

No questionário do discente, o aluno analisará o ensino na Universidade de acordo com quatro quesitos: autoavaliação de aprendizagem, avaliação dos procedimentos de ensino, avaliação da coordenação e avaliação das condições de funcionamento do curso. Responderão a ele estudantes que estejam cursando o terceiro semestre em diante.

No questionário do docente, a análise será feita por cada disciplina ministrada e seguirá três critérios: autoavaliação de desempenho, avaliação dos alunos e avaliação das condições de trabalho. As coordenações de curso devem tabular os dados, gerar relatório e plano de melhoramento.

A autoavaliação dos cursos é realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, formada por membros representantes dos corpos docente, técnico-administrativo e discente. A Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (Copav), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), informa ser cada coordenação responsável por determinar a data em que se dará a autoavaliação. O processo inclui ainda visitas da CPA aos cursos, o que deverá acontecer ainda este ano.

Confira os cursos que participarão do processo de autoavaliação:

Centro de Ciências (CC)
Biotecnologia
Matemática Industrial

Centro de Humanidades (CH)
Letras Noturno – Espanhol
Letras Noturno – Inglês

Centro de Tecnologia (CT)
Engenharia Ambiental
Engenharia de Energias Renováveis
Engenharia de Petróleo
Engenharia de Teleinformática – Noturno