Funcap aprova 18 propostas de cooperação internacional da Universidade Federal do Ceará

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) aprovou 18 propostas da Universidade Federal do Ceará através do Edital nº 05/2013, do Programa de Cooperação Internacional. Foram aprovadas, ainda, uma proposta da Universidade de Fortaleza (Unifor) e outra da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O resultado foi divulgado na última sexta-feira (19).

O objetivo do programa é apoiar, de forma complementar, o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, por meio do financiamento de atividades de cooperação entre pesquisadores vinculados a instituições sediadas no Ceará e no exterior. O apoio da chamada destina-se ao financiamento da mobilidade de cientistas e pesquisadores, no âmbito de acordos bilaterais de cooperação científica e tecnológica.

No total, serão investidos R$ 440 mil, oriundos dos recursos do Tesouro Estadual, a serem liberados em até duas parcelas, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira da Funcap. O prazo máximo de execução das propostas é de 24 meses.

Ao todo, foram recebidas 39 propostas, das quais 35 eram da UFC, duas da Unifor e outras duas da Embrapa. Do total, cinco foram desclassificadas na fase de pré-qualificação e outras cinco, desclassificadas pelas Câmaras de Assessoramento da Funcap. A lista dos projetos aprovados encontra-se no site da Funcap.

Fonte: Profª Márcia Machado, Pró-Reitoria de Extensão da UFC – fones: 85 3366 7452 / 3366 7453