Complexo Hospitalar receberá mais R$ 3,9 milhões do Ministério da Saúde

Imagem: Hospitais da UFC vão receber R$ 3,9 milhões do Ministério da SaúdeO Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, da Universidade Federal do Ceará, vão receber R$ 3,9 milhões do Ministério da Saúde. O montante foi divulgado na última sexta-feira (19), através da Portaria nº 1.464/2013, que destinará, no total, R$ 560 milhões para 45 hospitais vinculados às instituições de ensino superior do Ministério da Educação. Os recursos são para custeio, obras e compra de equipamentos, pelo Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf), desenvolvido e financiado em parceria com o MEC.

De imediato, serão repassados R$ 100 milhões referentes à primeira parcela daquele total. O recurso é destinado ao custeio de atividades assistenciais e de ensino (R$ 460 milhões), obras e reformas, bem como à compra de equipamentos (R$ 100 milhões), para a melhoria da infraestrutura das instituições. Considerando a previsão de investimento, entre 2010 – quando o programa foi instituído – e o final deste ano, os valores chegam a R$ 1,95 bilhão. De 2010 a 2012, foi repassado R$ 1,39 bilhão no Rehuf. O maior volume de recursos (65%) foi destinado ao custeio das unidades, R$ 904,4 milhões. Outros R$ 488,1 milhões contribuíram para a compra de novos equipamentos, reforma ou ampliação.

O Rehuf foi criado para melhorar a gestão administrativa, financeira e hospitalar no campo da assistência e do ensino. Os benefícios abrangem tanto o acesso e a qualidade dos serviços prestados à população, quanto as condições de trabalho e de ensino para os alunos de graduação e pós-graduação na área da saúde. Os hospitais universitários também são importantes formadores de profissionais para a rede pública.

Os hospitais universitários são vinculados às instituições de ensino superior do MEC, responsável pelo pagamento dos profissionais concursados. O Ministério da Saúde repassa, além do financiamento do Rehuf, recursos para o custeio dos serviços prestados à população nas unidades, dentre outros incentivos.

Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing do Complexo Hospitalar da UFC – fone: 85 3366 8183 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Com informações da Agência Saúde