Trancamento de matrícula na graduação pode ser realizado até sexta-feira

Os estudantes da Universidade Federal do Ceará que desejam realizar o trancamento de matrícula, total ou parcial, referente ao período letivo 2013.1, devem encaminhar o pedido à coordenação de seu curso de quarta (24) até sexta-feira (26).

O trancamento parcial de matrícula para disciplinas anuais, direito assegurado a todos os estudantes da UFC, permite realizar o cancelamento da matrícula nas disciplinas desejadas, mas exige que o aluno permaneça matriculado no mínimo de créditos permitido pelo curso. Já o trancamento total é renovável a cada semestre e não conta tempo para efeito de jubilação. O período máximo que o estudante pode permanecer sem matrícula em disciplinas é de dois anos (quatro semestres).

Para solicitar o trancamento total de matrícula, o estudante deve atender a pelo menos uma das seguintes exigências: doença ou gravidez atestada pelo Serviço Médico da UFC; mudança de domicílio para outra cidade; exercício de emprego, atestado pelo empregador, quando houver concomitância de horários; e obrigação de natureza militar.
O trancamento de matrícula só é recomendado em situações de extrema necessidade, pois traz prejuízos como o rebaixamento do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). Para mais informações sobre trancamento parcial e total de matrícula, o estudante pode consultar o Manual do Aluno, disponível no site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

NOVA MODALIDADE – O período de inscrição para nova modalidade de curso para os concludentes 2013.1 será de 23 a 25 de julho, nas coordenações de curso. Enquadram-se em tal situação os estudantes de bacharelado que desejam possuir também a licenciatura, sem perder o fluxo contínuo do curso.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9528