Professor da Fitotecnia lança livro sobre Substratos para Floricultura

O Prof. Roberto Jun Takane, do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da UFC, lança o livro Técnicas de Substrato para Floricultura, a partir de uma pesquisa realizada com o Centro de Extensão em Floricultura da UFC (Ceflor). A publicação recebeu contribuições de setores produtivos de flores de São Paulo, de produtores de mudas de jardim em Fortaleza e de pesquisadores de instituições como a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal-SP. O livro será pré-lançado na Oficina de Cultivo de Flores no dia 3 de agosto, às 9h, no Orquidário da UFC (na horta do Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici). A inscrição é aberta à comunidade e feita no próprio local, com a doação de um litro de óleo de cozinha e um quilo de feijão.

Segundo o Prof. Takane, "a ideia do livro é dar uma referência para os futuros produtores de substrato ou mesmo aos produtores agrícolas para produzirem esse material para uso na agricultura". A publicação traz capítulos sobre etapas de pesquisa de substratos, ambientes de cultivo para orquídeas, crisântemos e flores em geral, além de modelos e tamanhos de pote, técnicas de adubação e fertilizantes. A obra também propõe a utilização de substratos regionais, como a fibra do coco e as cascas das amêndoas de caju.

O livro Técnicas de Substrato para Floricultura (Ed. Expressão Gráfica, 154 páginas, 200 fotos coloridas, R$ 40,00) será lançado oficialmente no Congresso Brasileiro de Floricultura, no dia 30 de outubro, em Recife-PE.

Fonte: Prof. Roberto Jun Takane – fone: 85 3366 9668 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.