Biblioteca oferece novo treinamento para uso de bases de dados científicos

Para auxiliar professores e estudantes que trabalham com pesquisa acadêmica, a Biblioteca Universitária da UFC oferece, no próximo dia 7, um treinamento para utilização das bases de dados da Editora Elsevier: Scopus, ScienceDirect e Engineering VillageCompendex. O objetivo é facilitar a busca de informações nesses repositórios, que agregam grande volume de artigos científicos, periódicos e outros tipos de materiais acadêmicos, em várias áreas do conhecimento. A apresentação será realizada no Auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Campus do Pici), das 14h às 17h.

O ScienceDirect contém textos completos provenientes de mais de 2.500 revistas científicas Elsevier, com mais de 11 milhões de artigos nas áreas científica, tecnológica e médica, representando aproximadamente 25% da produção acadêmica mundial. O Scopus possui resumos e referências bibliográficas de literatura científica, com aproximadamente 19.500 títulos de 5.000 editoras internacionais, funcionando também como ferramenta para estudos bibliométricos. Já o Engineering Village – Compendex reúne mais de 10 milhões de registros de revistas na área de Engenharia, anais de congressos e trade magazines, além de 5 mil títulos de publicações periódicas.

Todas essas bases de dados estão disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O público alvo são pesquisadores, professores, alunos, bibliotecários e demais interessados da comunidade acadêmica.

Fonte: Biblioteca Universitária da UFC – fones: 85 3366 9515 / 3366 9517