Pós-Graduação em Farmacologia lança livro Plantas Medicinais da Caatinga

O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará já colocou à venda o livro Plantas medicinais da caatinga: atividades biológicas e potencial terapêutico (Fortaleza, Ed. Expressão Gráfica, 500 p., R$, 50,00). A publicação, organizada pelas professoras Glauce Viana, Luzia Kalyne Leal e Silvânia Vasconcelos, foi lançada na 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho, na cidade de Recife. O lançamento oficial em Fortaleza será em setembro, em local e data a serem divulgados.

O livro, segundo a Profª Glauce Viana, é resultado de 20 anos de pesquisas e tem como base trabalhos publicados por pesquisadores da UFC e da Universidade Estadual do Ceará (UECE) sobre as espécies da caatinga, estudadas sob o ponto de vista químico e farmacológico. Ela faz questão de lembrar a participação do Prof. Francisco José de Abreu Matos (1924-2008), criador do Projeto Farmácias Vivas, do laboratório de Plantas e "ícone das pesquisas com plantas medicinais" no Brasil.

A professora acrescenta que a maioria das espécies apresentadas no livro fazem parte da relação de plantas medicinais de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as mais conhecidas estão as espécies dos gêneros Erythrina (do qual faz parte o mulungu, com efeitos anticonvulsivos), Anacardium (caju, rico em vitamina C), Bauhinia (pata-de-vaca, usada no tratamento do diabetes), Amburana (cumaru, com propriedades broncodilatadoras) e Myracrodruoen (representada pela conhecida aroeira, anti-inflamatório).

Na UFC, os estudos citados no livro envolvem pesquisadores dos departamentos de Fisiologia e Farmacologia (da Faculdade de Medicina) e da Química (Centro de Ciências). A Profª Glauce Viana destaca que, mais recentemente, o Centro de Ciências Agrárias tem dado grande contribuição, especialmente no desenvolvimento do cultivo de espécies que estão em risco de extinção como o cumaru e a aroeira.

O livro pode ser adquirido na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (Rua Cel. Nunes de Melo, 1127 - Rodolfo Teófilo), em Fortaleza. Mais informações pelo telefone 85 3366.8332.

Fonte: Profª Glauce Viana, do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia – fone: 85 3366 8332 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.