Shows no Dragão do Mar marcam encerramento da Reunião Equatorial de Antropologia

Imagem: Composta por cinco integrantes, a banda Os Transacionais se apresenta no palco (Foto: Daniel Nobre / Divulgação)Com apresentações de bandas, orquestra e DJ, serão encerradas hoje (7), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, a IV Reunião Equatorial de Antropologia (REA) e a XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste (ABANNE), eventos nos quais pesquisadores se reuniram para compartilhar conhecimentos e desafios presentes na construção da Antropologia. Para fechar as Reuniões, iniciadas no último dia 4 e, pela primeira vez, realizadas no Ceará, haverá apresentações, a partir das 21h, da Orquestra de Berimbaus Água de Beber, do DJ Rafael Silveira e da banda Os Transacionais.

Na edição deste ano, procurou-se estabelecer vínculos com profissionais da Antropologia na África, tendo por inspiração e mediação as relações interinstitucionais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Além disso, os eventos serviram para fortalecer a Antropologia no Ceará, o que poderá contribuir para a formação do primeiro programa de pós-graduação na área.

A REA/ABANNE é uma promoção Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Unilab, com patrocínio de Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (Funcap). Apoio: Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Museu do Ceará, Conselho Municipal de Juventude, Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará, Museu de Arte da UFC, Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas, Laboratório de Estudos da Violência da UFC e Núcleo de Arqueologia e Semiótica do Ceará.

A programação completa e outras informações podem ser obtidas no site da REA/ABANNE.

Saiba mais sobre as atrações do encerramento:

Orquestra de Berimbaus Água de Beber
A orquestra é composta por berimbaus Gungas, berimbaus Médios e berimbaus Violas, pelos tradicionais instrumentos de percussão da capoeira, atabaque, pandeiro, reco-reco e agogô, além do complemento musical dos caxixis, xequerês, pelas palmas e pelo canto. Além das tradicionais cantigas da capoeira que recontam histórias do tempo da escravidão, o repertório inclui músicas do cancioneiro popular e da música popular brasileira. A exploração musical da orquestra também abrange diferentes ritmos, como o samba, o reggae e o funk.

DJ Rafael Silveira
DJ, Pesquisador e estudante de Ciências Sociais da UFC. Participa do Casting de DJs da agência PLUGG. Sound Cloud. Busca escolher a música ideal para cada público, compreendendo a ligação existente entre o DJ e a pista de dança.

Banda Os Transacionais
O grupo propõe um resgate ao melhor da música brasileira produzida nas décadas de 1960 e 1970, indo do Iê-Iê-Iê ao rock psicodélico, passeando pelo samba-rock e carimbó, unindo a peculiaridade do brega e descontração da surf-music.

Fonte: Profª Isabelle Braz Peixoto da Silva, presidente da comissão organizadora do evento – fone: 85 3366 7419