UFC firma parceria com Ministério da Pesca e ganhará nova embarcação

Imagem: Reitor Jesualdo Farias assina convênio com o Ministro da Pesca, Marcelo Crivella (Foto: Ministério da Pesca e Aquicultura / Divulgação)O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, e o Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, assinaram na última terça-feira (6), em Brasília, uma parceria que inclui a aquisição de uma embarcação de 18 metros para pesquisa de ambiente marinho. O barco terá capacidade para até 10 pessoas e ganhará equipamentos tecnológicos, que fornecerão informações mais precisas e compatíveis com a dinâmica da atividade, a ser desenvolvida pelo Instituto de Ciência do Mar (Labomar) da UFC. Pela parceria, o Ministério também irá liberar recursos para capacitação de pescadores artesanais. No total, os dois acordos somam mais de R$ 4 milhões em investimentos.

De acordo com o Reitor Jesualdo Farias, a iniciativa deverá impulsionar as pesquisas do Labomar no litoral cearense, com um trabalho de extensão nas comunidades pesqueiras, por meio de cursos para os pescadores mais carentes. O secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca do Ministério, Flávio Bezerra, acrescentou que "a Universidade tem um barco que está pronto para operar. Ele será uma verdadeira escola para os pescadores que, muitas vezes, só têm conhecimento da lagosta. Na região existem espécies que ainda não foram exploradas e, por meio do barco de pesquisa será possível realizar pescaria de estudo para saber quais têm condições de serem capturadas".

A expectativa é que a embarcação também seja utilizada em atividades sobre a pesca oceânica do atum. "A ideia inicial é qualificar 240 pescadores artesanais, para que eles possam aprender a manipular o atum", afirmou o Ministro Crivella. O Brasil é o país com maior reserva de água doce do planeta e possui um litoral com mais de oito mil quilômetros de extensão. Para Crivella, a parceria com a UFC ajudará o Ceará a explorar de forma segura os ambientes marinhos.

Também estiveram presentes na assinatura dos convênios o diretor do Labomar da UFC, Luís Parente, o diretor do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE) da Universidade Federal do Ceará, Francisco Melo, o secretário adjunto da Pesca e Aquicultura do Ceará, Manuel Furtado Neto, o secretário executivo do Ministério da Pesca, Átila Maia da Rocha, o secretário de Infraestrutura e Fomento da Pesca e Aquicultura, Eloy Araujo, o secretário de Monitoramente e Controle, Américo Tunes e a secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Maria Fernanda Nince.

Fontes: Ministério da Pesca e Aquicultura – fone: 61 2023 3342 / Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331