Professor da Pós-Graduação em Matemática é premiado em Congresso das Américas

O Prof. Eduardo Vasconcelos Teixeira, da Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Ceará, foi um dos cinco pesquisadores premiados na edição de 2013 do importante Congresso de Matemática das Américas, realizado no México, de 6 a 9 de agosto. Trata-se da versão americana do European Congress of Mathematics (Congresso de Matemática Europeu), considerado a mais importante distinção a jovens matemáticos do continente depois do Prêmio Nobel.

O MCA premia jovens matemáticos por suas contribuições à pesquisa na área, promovendo a colaboração e o intercâmbio entre estudiosos e instituições das Américas. O Prof. Eduardo, único brasileiro da lista de premiados, trabalha no setor de Equações Diferenciais Parciais (EDPs), principal linguagem utilizada na Modelagem Matemática. Chama-se de Modelagem a tentativa de explicar fenômenos naturais (físicos, químicos, biológicos) ou socioeconômicos por meio de cálculos matemáticos.

O pesquisador da UFC destacou-se pelos estudos da "teoria de regularidade de soluções", um tópico central em praticamente todas as aplicações referentes ao estudo de problemas modelados de EDPs. A premiação confere ainda mais prestígio ao Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFC, um dos precursores do País.

Fonte: Pós-Graduação em Matemática da UFC – fone: 85 3366 9885