Oradores da solenidade de colação de grau falam em desafios, ética e felicidade
- Quinta, 08 Agosto 2013 09:14
- Última Atualização: Sexta, 09 Agosto 2013 09:15
O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, iniciou seu discurso na solenidade de colação de grau da noite de quarta-feira (7), na Concha Acústica da Reitoria (Campus do Benfica), observando que vivemos em uma sociedade dinâmica, "em um País que se transforma rapidamente, e atravessamos, no contexto internacional, um período de grandes desafios e incertezas. As mudanças ocorrem em ritmo frenético, exigindo, dos setores ligados à Educação, sensibilidade e rapidez no enfrentamento das novas situações que surgem a cada dia". Enfatizou que "sendo um espaço por excelência da produção, ressignificação e transmissão do conhecimento, a universidade – uma instituição surgida na Idade Média – tem atuado no sentido de não apenas acompanhar as mudanças, mas de antecipar-se a elas, para responder dinamicamente às demandas da sociedade".
Colaram grau, no ato realizado na Concha Acústica, os concludentes da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), do Instituto de Cultura e Arte (ICA), do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), do Instituto Universidade Virtual e do campus da UFC de Quixadá.
Pelo corpo discente falou a graduanda em Jornalismo, Jéssica Welma Gonçalves que afirmou em sua fala que a Universidade, além do conhecimento específico, ensinou a todos a conviver com a diversidade de opiniões. Disse estar convicta de que agora, todos os recém-formados estão diante do mundo, mas desde já, assegurou, “somos grandes vencedores”. Citou Steve Jobs ao lembrar que o importante na busca da felicidade é fazer tudo com amor.
O Prof. Carlos Couto Castelo Branco, da FFOE, foi o orador representante dos docentes. Depois de parabenizar todos os formandos, bem como aos pais e familiares, reconheceu que para eles, professores, "nada mais grato que a experiência de observar a transformação de vocês, de quando chegaram à Universidade, recém-saídos da adolescência, naturalmente imaturos e, quatro, cinco anos depois, vê-los transformados em cidadãos, de caráter formado, opinião própria e decididos a fazer e qual caminho seguir".
Para o Prof. Carlos Castelo Branco, "o grande desafio do Brasil neste momento, consiste em oferecer oportunidades de trabalho para seus jovens, de forma equitativa e equilibrada, a fim de assegurar conhecimentos avançados que oportunizem o desenvolvimento social e de sua economia". E sugeriu aos jovens que, diante deste desafio, "tentar compreender seu mundo mais profundamente, racionalizar mais seus atos, ser mais profundo nas suas atitudes perante a condição humana, manter em si mesmo uma confiança suficientemente grande para considerar qualquer experiência vivida como importante, desde que, a partir dela, se aprenda e se cresça, fazendo-se e definindo-se". Citando o Papa Francisco, encerrou sua fala dizendo: "Um jovem que não protesta não me agrada, sejam revolucionários".
CASA DO SABER – O Reitor da UFC ressaltou a trajetória da Instituição nos 58 anos de existência, "que cresceu extraordinariamente, consolidou-se, ampliou-se e atingiu os patamares da excelência". Hoje conta com três campi em Fortaleza (Benfica, Pici e Porangabuçu) e três no Interior do Estado – Sobral, Quixadá e o do Cariri, que já se desdobra para dar nascimento a mais uma Instituição de Ensino Superior no Ceará.
É a partir dessa base física, em permanente expansão, que a Universidade Federal do Ceará tem-se empenhado em cumprir sua missão, oferecendo respostas aos angustiantes problemas que há muito tempo afligem a Nação brasileira e que, em dias recentes, eclodiram nas ruas, inspirando portentosas manifestações. Um breve repasse de como tem trabalhado esta Casa do Saber – discretamente, como é seu estilo – no enfrentamento das graves questões sociais que se descortinam diante de nós, talvez fosse pertinente neste ato que ora celebramos e que tanto se revela solene quanto festivo.
Imprescindível, por exemplo, seria falar do que vem acontecendo no Complexo Hospitalar da UFC, onde o domínio de procedimentos de alta complexidade vem permitindo a realização de transplantes de fígado, rim, córnea, pâncreas e medula – isto, em ritmo tão acelerado que elevou o Ceará aos escalões da liderança nacional, detalhou o Prof. Jesualdo. No momento, o Hospital Universitário Walter Cantídio prepara-se para se transformar no primeiro Centro de Alta Complexidade Oncológica 100% público do nosso Estado, oferecendo novos serviços voltados para o tratamento de câncer, através do SUS, informou.
Destacou, ainda, o que está sendo feito em outras áreas, como a instalação de laboratórios de excelência em microscopia eletrônica, asfalto, soldagem, geofísica, captura de CO2, biotecnologia, nanotecnologia, pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, cada um deles habilitado a oferecer imprescindível contribuição para a melhoria da competitividade da indústria brasileira.
O Reitor encerrou seu pronunciamento desejando a cada um dos graduandos "o êxito profissional e todas as realizações pessoais a que tiverem direito por mérito próprio, como resultado de uma atuação profissional ética e construtiva. Entronizem o diploma universitário em seu coração e deem partida a seus novos projetos. O futuro chegou. É hora de concretizar seus sonhos. E que, nesta empreitada, vocês sejam muito felizes".
OUTRAS SOLENIDADES - Quarta-feira (8), foi a vez dos graduandos do Centro de Ciências, do Centro de Ciências Agrárias e do Centro de Tecnologia. Sexta-feira (9), colam grau os concludentes da Faculdade de Direito, do Centro de Humanidades, da Faculdade de Educação e da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC).
Fonte: Cerimonial da UFC – fones: 85 3366 7313 / 3366 7314