Projeto de Extensão Simulação da ONU (SONU) iniciou inscrições no domingo (11)

As inscrições para a Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU) começaram domingo (11), pela Internet. A atividade do Projeto de Extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará vai reunir, de 12 a 15 de setembro, estudantes universitários e do Ensino Médio que participarão de simulações de reuniões de comitês da ONU. Este ano, são 255 vagas e as inscrições serão encerradas com o preenchimento de todas as vagas.

Criado em 2004, a partir da iniciativa de estudantes universitários, o evento já é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Cada participante atua como representante de um país ou organização para debater questões internacionais e, ao final da discussão, é produzido um documento com resoluções destinadas aos países envolvidos no debate.

Este ano, serão realizados oito comitês. Para os comitês de representação individual, a inscrição custa R$ 80,00, e para os comitês em dupla, R$ 160,00. Os comitês são os seguintes:

Ensino Superior:

- Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) – temas: "Revisão das Receitas Orçamentárias Militares da OTAN" e "Saída da OTAN do Afeganistão";
- United Nations Security Council (UNSC) – Simulado em inglês (em dupla) – temas: "The Ethnic-Political Question of the Kurds in Turkey" e "The usage of Private Military and Security Companies by the United Nations";
- Comissão de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal (CPCJC) – temas: "Crimes de Identidade" e "Tráfico Internacional de Órgãos e Tecidos";
- Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) – casos: "Vladimir Herzog e Outros versus República Federativa do Brasil" e "Comunidades Indígenas de Belo Monte e Outros versus República Federativa do Brasil";
- Grupo dos 20 (G-20) – temas: "Desafios e metas para o desenvolvimento econômico mundial e a prevenção de crises econômicas globais" e "Diretrizes de Combate à Guerra Cambial";
- União Africana (UA) – temas: "Combate à Subnutrição no Continente Africano" e "Ajuda Humanitária em Conflitos Internos".

Ensino Médio:

- Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) (Em dupla) – temas: "Refugiados e Deslocados Ambientais: as Consequências das Alterações Climáticas" e "Sudão e Chade: Conflitos Locais, Repercussão Global";
- Conselho Econômico e Social (ECOSOC) - temas: "O impacto da corrupção pública na sociedade. Abordagens inovadoras e parcerias no combate à corrupção" e "Avanços na promoção da saúde frente aos obstáculos ocasionados pela corrupção".

Fonte: Yohanna Pinheiro, da assessoria de imprensa da SONU - fone: 85 9958 0040 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.