Projeto financiado pelo Mercosul terá atividades sobre Língua Espanhola na UFC

A Universidade Federal do Ceará é autora de um dos 12 projetos selecionados pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior do Mercosul (Nepes), em meio a 41 propostas de instituições de países sul-americanos, integrantes do bloco econômico. Coordenado pela Profª Massília Lira Dias, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC, o projeto foi feito em parceria com as universidades nacionais de Córdoba, Villa María e Río Cuarto, todas na província de Córdoba, na Argentina. O objetivo é promover um intercâmbio linguístico e cultural sobre o idioma Espanhol.

Voltado para estudantes de licenciatura em Língua Espanhola – na UFC, são cerca de 750 alunos, considerando cursos presenciais e semipresenciais –, o projeto propiciará a mobilidade de professores brasileiros e argentinos, para a realização de oficinas, minicursos, palestras e eventos na área de Língua Espanhola e pragmática intercultural. Trata-se de uma rede de pesquisa em Educação Superior, com o objetivo, principalmente, de aperfeiçoar a formação de futuros professores do idioma.

Segundo a Profª Marcília, a seleção pelo Nepes também contribui para o processo de internacionalização da UFC, cada vez mais presente em parcerias com outros países. Financiadas com recursos do Mercosul, as ações terão vigência de dois anos, e a expectativa é que as primeiras atividades comecem a ser realizadas já a partir deste semestre. Na UFC, a iniciativa conta as professoras Massília, Lívia Márcia Batista e Inês Cardoso, todas do Departamento de Letras Estrangeiras. Outras informações sobre as atividades deverão ser divulgadas ao longo da execução do projeto.

Fonte: Profª Massília Lira Dias, coordenadora do projeto selecionado pelo Nepes, do Mercosul – fone: 85 3366 7612