Reitor empossa 20 novos servidores: 15 docentes e cinco técnico-administrativos

Imagem: Vinte novos servidores foram empossados na UFC nesta segunda-feiraO Reitor Jesualdo Farias, ao fazer pronunciamento no ato de posse de novos servidores na manhã de segunda-feira (12), no auditório da Reitoria, disse ter certeza de que os novos professores e servidores técnico-administrativos que acabavam de tomar posse irão contribuir, cada vez mais, para a melhoria da qualidade da Universidade Federal do Ceará, que já se inclui entre as 10 melhores do País e dispõe do 6º orçamento entre todas as universidades brasileiras. Foram empossados 20 servidores, dos quais 15 docentes para os campi de Fortaleza e Sobral.

Citando números, o Prof. Jesualdo Farias apresentou a UFC "para que vocês tenham ideia da Instituição na qual estão ingressando. Com apenas 59 anos de existência, temos 2.200 professores efetivos, 138 visitantes e temporários e 59 professores básicos, técnicos e tecnológicos; cerca de 3.600 servidores técnico-administrativos; 1.800 terceirizados (para desempenhar funções para as quais não mais existe concurso público)".

"A nossa comunidade", prosseguiu o Reitor, "tem aproximadamente 53 mil pessoas – são 28 mil estudantes de graduação presencial, distribuídos em 108 cursos; 6 mil estudantes em regime semipresencial; 6.500 alunos nos 105 cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado); 4 mil nas Casas de Cultura". E comparou: dos 184 municípios cearenses, somente 30 têm população maior que 50 mil habitantes. Neste ano, ingressaram na UFC, por meio do sistema ENEM-SiSU, 6.308 estudantes, dos quais 97% são cearenses e apenas 3% de outros Estados.

Quanto à expansão da UFC para o Interior, o Reitor citou os campi de Sobral e Quixadá e os que serão criados em Crateús e Russas. Falou do processo de transformação do campus do Cariri em Universidade Federal – com os 11 cursos de graduação e um de pós-graduação –, até então da UFC, e que será acrescida de campi em Icó e Brejo Santo.

COMPLEXO HOSPITALAR – Mostrou ainda o Prof. Jesualdo Farias outra face da UFC, que engloba o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, que passam por reformas em suas instalações físicas e receberam equipamentos de ponta para diagnóstico, como o tomógrafo e um aparelho de ressonância magnética, que será o único a atender pacientes totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O HUWC passará de seis para 48 leitos de UTI, informou também o Reitor. Além do Reitor, compuseram a mesa que presidiu a solenidade o Vice-Reitor, Henry de Holanda Campos, e a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas em exercício, Nélida Cervantes.

Imagem: O Reitor Jesualdo Farias citou números da UFC durante a posse dos novos servidoresOS EMPOSSADOS – São os seguintes os 15 professores empossados: Alexandre Queiroz Pereira, para o Departamento de Geografia do Centro de Ciências; Antonia Emanuela Oliveira de Lima, para o Departamento de Economia Doméstica do Centro de Ciências Agrárias; Camila Bezerra Furtado Barros, para o Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia; Geovana Cartaxo de Arruda Freire, para o Instituto de Ciências do Mar; Gerardo Cristino de Menezes Neto e Karine Magalhães Fernandes Vieira, para o campus de Sobral; Léia Cruz de Menezes, para o Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Humanidades; Leo Barbosa Nepomuceno, para o Instituto de Educação Física e Esportes; Márcio Almeida Bezerra, para o Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina; Maria Isis freire de Aguiar, para o Departamento de Enfermagem da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE); Milena Sampaio Castelo, para o Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina; Nadia Khaled Zurba, para o Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia; Pablo Araújo Alves, para o Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina; Raquel Aguiar Tavares, para o Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina; e Vicente Lopes Monte Neto, para o campus de Sobral.

Tomaram posse ainda, Daniel Torres Medeiros, Auxiliar em Administração; Erick Guimarães Ferreira (jornalista), para a Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional; Gerda de Souza Holanda, Técnico em Assuntos Educacionais; Igor da Paz Palácio, Analista de Tecnologia da Informação; e Maria Criselídia Rocha de Sousa, Técnico em Contabilidade, todos para o campus de Fortaleza.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331