Livro sobre o ensino de Ciências e Matemática será lançado na ADUFC na quinta-feira

O Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da UFC lança, na quinta-feira (15), o Livro Sequência Fedathi: uma Proposta Pedagógica para o Ensino de Ciências e Matemática (Edições UFC - Coleção Diálogos Intempestivos, 184 p., R$ 25,00). O lançamento será às 19h, no Espaço Cultural da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2346 – Benfica).

Neste primeiro volume sobre a Sequência Fedathi, os capítulos são direcionados ao ensino da Matemática e Ciências e foram frutos de pesquisa de graduação, mestrado e doutorado. Os organizadores da obra são: Francisco Edisom Eugenio de Sousa, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Hermínio Borges Neto, Ivoneide Pinheiro de Lima, Maria José Costa dos Santos e Viviane Silva de Andrade.

A Sequência Fedathi foi criada em 1997 pelo Prof. Dr. Hermínio Borges Neto, matemático e pesquisador da área de educação matemática da Universidade Federal do Ceará, e propõe que o professor tenha como referência, em sala de aula, as etapas do trabalho científico do matemático (Tomada de Posição, Maturação, Solução e Prova). Além disso, que estimule o caráter investigativo do aluno para uma melhor compreensão dos conceitos científicos.

O livro está organizado em sete capítulos, sendo que o primeiro descreve a metodologia e os demais apresentam aplicações da proposta. Ao longo desses 16 anos de existência, a proposta foi estudada e aplicada em diferentes ambientes escolares, o que possibilitou a sua reorganização e aperfeiçoamento. O livro será vendido no dia do lançamento e, posteriormente, em outras livrarias.

Fonte: Angela Maria de Sousa Bezerra, do Laboratório de Pesquisa Multimeios – Faced/UFC – fone: 85 3366 7687