Professora da UFC discute hoje desafios da mobilidade acessível em evento na FIEC

As boas práticas na área de acessibilidade física e os desafios do poder público na inclusão de pessoas com deficiência e limitações na mobilidade serão explanados hoje (14), a partir das 14h, pela Profª Nadja Dutra, do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará. Ela é uma das palestrantes convidadas do IV Fórum de Deficiência e Acessibilidade, que ocorre ao longo desta quarta-feira (14), até as 21h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC – Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota).

Um dos temas a serem abordados é a qualidade das calçadas da Capital e do Interior. Segundo Nadja, as calçadas são consideradas bens públicos, mas, de acordo com o Código de Obras e Posturas de Fortaleza, datado de 1981, são os donos de lotes e edificações os responsáveis por construir e manter esses espaços. "O Código precisa ser revisto. 'Arrumar a casa' é um dos primeiros desafios", explicou.

De acordo com a professora, a capital cearense ainda não conta sequer com um levantamento oficial da extensão de suas calçadas, mas estima-se que haja cerca de oito mil quilômetros de passeio. Ela destacará, ainda, exemplos positivos de promoção de acessibilidade, embora considere que as ações ainda sejam incipientes. A palestra é gratuita e aberta ao público.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331