Memorial da UFC promove curso e palestra sobre arquivologia

O Memorial da Universidade Federal do Ceará está com inscrições abertas, até sexta-feira (23), para o curso "Uso do software livre de descrição arquivística ICA-AtoM na difusão, preservação e segurança do patrimônio documental da UFC".

A atividade, com carga horária de 20h, é destinada a profissionais e alunos de Biblioteconomia, Arquivologia, História, Tecnologia da Informação, Comunicação e áreas afins. Interessados devem inscrever-se, gratuitamente, via formulário on-line. São oferecidas 30 vagas.

Ministrado pelo docente do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria, Daniel Flores, pelas mestras em Patrimônio Cultural, Débora Flores e Maria Neiva Pavezi, e pelo doutorando e membro do grupo do CNPq em Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos, Sérgio Rodrigues, o curso é gratuito e ocorrerá de 28 a 30 de agosto, a partir das 9h, no Laboratório de Informática da Diretoria do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683 – Benfica).

PALESTRA – Também será promovido pelo Memorial, na sexta-feira (30), às 14h, no Auditório José Albano (Centro de Humanidades I – Campus Benfica), a palestra "As estratégias de preservação digital e a funcionalidade dos repositórios digitais". O evento é gratuito, com emissão de certificado. A inscrição será efetivada no local.

Fonte: Marcela Gonçalves Teixeira, arquivista da coordenação do Memorial da UFC – fone: 85 3366 7414