Labomar discute cooperação acadêmica com universidades canadenses

Imagem: Representantes do Labomar, do IFCE, da Associação Brasileira de Prevenção e Controle de Emergências Ambientais e de instituições nacionais e canadenses discutem perspectivas de intercâmbio. À esquerda, o Prof. Manuel Furtado Neto, ex-diretor do Labomar. (Foto: Labomar)Representantes das universidades canadenses Memorial University of Newfoundland e Marine Institute e do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da UFC discutiram pontos de interesse para cooperação acadêmica e intercâmbio de alunos em reunião realizada nos dias 13 e 14 de agosto, durante a principal Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore do Canadá, no Rio de Janeiro.

As instituições canadenses mostraram interesse em receber alunos de graduação em Oceanografia e Ciências Ambientais e de pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais do Labomar. A reunião foi realizada no pavilhão do Canadá da NAVALSHORE South America 2013.

O Prof. Manuel Furtado Neto, ex-Diretor do Labomar e atual Secretário Adjunto da Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará, participou da reunião, a convite do governo canadense, com o Prof. Scott MacKinnon, da Memorial University of Newfoundland, e com o Prof. Chanwoo Bae, do Marine Institute.

A Memorial University of Newfoundland (MUN) está entre as 10 melhores universidades do Canadá, e o Marine Institute é a mais abrangente instituição de seu ramo em toda a América do Norte, sendo constituído por três escolas: a Escola de Pesca, a Escola de Tecnologia Oceânica e a Escola de Estudos Navais. Também participaram da reunião representantes de outras universidades brasileiras e do governo da Província Canadense de Newfoundland e Labrador.

Fonte: Instituto de Ciências do Mar – fone: 85 3366 7000