INCT NanoBioSimes realiza workshop e celebra 10 anos de feito científico regional

Imagem: Cristais de Canavalia maritima lectin - CML (Foto: Benildo Sousa Cavada)Acontece até sexta-feira (23), no Campus do Pici da UFC, o I Workshop do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanobioestruturas e Simulação Nanobiomolecular (NanoBioSimes), sediado no Departamento de Física. O evento celebra os 10 anos de experimentos de cristalografia de proteínas no Nordeste, parceria entre a UFC e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que já resultou no depósito de 40 estruturas 3D de proteínas.

A cristalografia é tida como uma ciência experimental cujo objeto de estudo é a disposição dos átomos em sólidos. Nos dois primeiros dias da programação, haverá apresentações dos líderes de grupos de pesquisa integrantes do INCT e aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais (mestrado e doutorado), aprovado pela Capes em 2013 e concebido no âmbito das atividades de pesquisa e interação entre os diferentes grupos integrantes do INCT.

10 ANOS DE CRISTALOGRAFIA – No início de 2003, o então Biomol-Lab, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC, solicitou autorização ao CNPq para remanejar uma sobra de verba de um projeto de Bioinformática para tentar cristalizar proteínas no Ceará, feito realizado, até então, somente na região Sudeste.

Aprovada a solicitação, os primeiros cristais de proteínas vegetais foram obtidos no mesmo ano, atingindo ampla repercussão na imprensa, inclusive internacional. De lá para cá, em parceria com a UFPB, já foram validadas cerca de 40 estruturas 3D de proteínas depositadas, resolvidas a partir de dados cristalográficos, no PDB – Protein Data Bank, organismo internacional localizado na Suíça que dá respaldo científico mundial aos experimentos. Somente nessa área, já foram produzidos 44 artigos científicos e formados 15 mestres e nove doutores, nesse período, no INCT.

O INCT – No INCT NanoBioSimes, há uma linha de pesquisa em engenharia de cristais aplicada a fármacos que privilegia aqueles empregados para o combate de doenças negligenciadas, como Chagas, esquistossomose, filaríase, tuberculose e AIDS. Além da formação de recursos humanos, o INCT realiza atividades de consultoria a empresas farmoquímicas e laboratórios estatais, desenvolvendo controle de qualidade de matérias-primas.

Os principais indicadores de desempenho do INCT NanoBioSimes são: 49 capítulos de livro, 818 artigos publicados em periódicos internacionais, nove patentes requeridas, 212 dissertações de mestrado e 102 teses de doutorado. Além disso, as pesquisas de fronteira nas áreas de nano e bio vêm rendendo publicações em revistas com fator de impacto maior que 6, como ACS Nano, Nano Letters, Progress in Materials Science, Physical Review Letters, PNAS, Chemistry of Materials, Green Chemistry, Trends in Analytical Chemistry e Chemical Communications.

PROGRAMAÇÃO – O I Workshop do INCT NanoBioSimes tem a seguinte programação, sempre com início às 9h:
- reunião dos líderes de Grupos do INCT, dia 21, no auditório do Departamento de Física (Bloco 922);
- aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais da UFC, dia 22, no Auditório Atlântico Sul, do Departamento de Engenharia de Pesca (Bloco 827), a ser ministrada por Marcio Athila e Michael Murgu, ambos da Waters Technologies do Brasil;
- comemoração dos 10 anos da técnica de cristalografia no Nordeste, no dia 23, também no Auditório Atlântico Sul. Na ocasião, os professores Benildo Cavada (UFC), Plínio Delatorre (UFPB) e Manoel Barral-Netto (Fiocruz-Bahia e ex-Diretor Científico do CNPq) farão exposição.

As atividades do Workshop são gratuitas e abertas ao público. Mais informações sobre o INCT NanoBioSimes podem ser obtidas no site do Instituto.

Fonte: Prof. Benildo Sousa Cavada, do Departamento de Bioquímica da UFC e Coordenador do NanoBioSimes – fones: 85 3366 9818 / 3366 9941 / 3366 9942