HUWC registra maior número de transplantes de fígado no Brasil nesse semestre

ft 130215 hospital universitarioO Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, registrou o maior número de transplantes de fígado (59) entre unidades hospitalares públicas e privadas do Brasil no primeiro semestre de 2013 (janeiro a junho) e se notabiliza como o mais importante centro de transplantes de fígado da América do Sul.

Os números fizeram o Ceará despontar como o estado brasileiro com maior número de transplantes de fígado por milhão de habitantes (20,8 por milhão), superando Santa Catarina (17,3) e São Paulo (15,8) e o Distrito Federal (20,2). Os dados são do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

O Prof. Huygens Garcia, Chefe do Serviço de Transplante Hepático do HUWC, destaca a importância dos dados por se referirem a um procedimento de alta complexidade realizado em um hospital público. O Hospital já liderava esse ranking entre os centros transplantadores públicos e assumiu, em maio deste ano, pela primeira vez, a liderança nacional, ultrapassando inclusive instituições privadas, como o Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

O cirurgião ressalta que, neste semestre, três pacientes de São Paulo vieram fazer transplantes no Hospital Universitário. "Se alguém dissesse isso há três anos, ninguém acreditaria", diz. A sobrevida dos pacientes do HUWC é superior a 90%, índice que se equipara aos principais centros de transplante de fígado do mundo.

Em números absolutos, o Prof. Huygens Garcia acrescenta que o Ceará é o primeiro estado brasileiro em transplantes de fígado, com 88 procedimentos no primeiro semestre de 2013, segundo o relatório da ABTO. Destes, 59 foram realizados no HUWC, 23 no Hospital Geral de Fortaleza, ligado à Secretaria da Saúde do Estado, e seis no Hospital São Carlos, instituição privada, mas com a mesma equipe que faz os transplantes do HUWC.

Ainda segundo o Prof. Huygens Garcia, até agosto, o HUWC já realizou 85 transplantes de fígado, o que significa que, nos últimos dois meses, foram realizadas 26 cirurgias.

Fonte: Prof. Huygens Garcia, Chefe do Serviço de Transplante Hepático do HUWC – fone: 85 3366 8235

Leia mais: Serviço de Transplante de Medula Óssea do HUWC bate novo recorde