Atletas da UFC são vice-campeões no basquete 3x3 masculino

Imagem: Atletas da UFC disputaram a final do basquete 3x3 masculino contra a Faculdade Maurício de Nassau (Foto: João Pires/CBDU)Após dois dias consecutivos de jogos acirrados no Colégio Salesiano, em Salvador (BA), atletas da UFC conquistaram, no último domingo (25), o vice-campeonato da modalidade basquete 3x3 masculino, na Liga do Desporto Universitário (LDU), evento promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

A modalidade é indicação da Federação Internacional de Basquete (Fiba) para se tornar olímpica a partir das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

A equipe da UFC participou de cinco jogos em dois dias: quatro no sábado (24), em fase classificatória, e a final no domingo, exigindo muito da condição física dos atletas.

Na fase classificatória, a equipe impôs seu jogo diante dos três primeiros adversários, vencendo os pernambucanos da Faculdade Maurício de Nassau (FMN – favoritos ao título) por 10 x 8 e os baianos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), presentes na competição com duas equipes, por 6 x 11 e 8 x 16.

No quarto jogo, a UFC entrou em quadra com tempo de descanso bem menor que o dos adversários. Mesmo assim, o time cearense levou o confronto com os atletas da Universidade Paulista (Unip) para a prorrogação, em que foi superado por apenas dois pontos (17 x 15), mas garantiu a vaga na final.

No domingo, a equipe da UFC voltou a enfrentar a FMN, em revanche do dia anterior. A FMN, que conta com atletas profissionais no elenco, valeu-se da condição física e conquistou o título, vencendo a UFC por 17 x 8.

Apesar do viés na final, o vice-campeonato foi bastante comemorado pelo time da UFC, que adquiriu mais experiência em competições nacionais e se qualificou para outras competições. Os alunos-atletas do basquete 3x3 integram a equipe de basquete tradicional da UFC, campeã universitária cearense de 2013 e representante do Estado nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) deste ano, a serem realizados em Goiânia (GO), de 28 de outubro a 3 de novembro.

Fonte: Wildner Lins, Coordenador de Atividades Desportivas – fone: 85 3366 7871