UFC integra Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias

A Universidade Federal do Ceará passou a integrar o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com a inclusão da Central Analítica, laboratório de caracterização de materiais que deverá funcionar integralmente a partir do segundo semestre de 2014, conforme anuncia o Reitor Jesualdo Farias, que assinou acordo de cooperação técnico-científica com o Ministério.

A Central tem por missão proporcionar, para usuários de diversas áreas do conhecimento, infraestrutura em técnicas analíticas e de microscopia (eletrônica e ótica) com o objetivo de viabilizar, aprimorar e promover pesquisas científicas e tecnológicas na UFC e em outras instituições de pesquisa. Outro compromisso do laboratório é dedicar parte de suas pesquisas à inovação.

Os laboratórios do SisNano têm como característica essencial o caráter aberto e acessível aos usuários dos setores público e privado. É formado por 8 laboratórios estratégicos, vinculados diretamente ao Governo Federal, e 18 laboratórios associados, dentre os quais o da UFC. Entre seus objetivos está apoiar o desenvolvimento industrial de produtos e processos, assim como as cooperações internacionais em nanotecnologia e na formação e capacitação de recursos humanos.

RECURSOS GARANTIDOS – A infraestrutura física da Central Analítica da UFC, a ser localizada no Campus do Pici, é de 650 m², e nela serão aplicados cerca de R$ 2 milhões. "O projeto executivo está sendo licitado, e até o final deste ano será concluída a licitação, tendo em vista que os recursos estão garantidos", assegura o Prof. Jesualdo Farias.

O laboratório, cujo coordenador é o Prof. Antonio Gomes Sousa Filho, será equipado com aparelhos de grande porte e com tecnologia de ponta, tais como dois microscópios eletrônicos de varredura de alta resolução, um eletrônico de transmissão e um confocal com seis linhas de laser, todos já adquiridos, aguardando liberação de documentação de importação e transporte.

Entre os equipamentos de apoio e de médio porte estão um analisador CHNS/O e espectrômetro UV-VIS-NIR para sólidos e líquidos, cujos recursos para aquisição foram aprovados em abril deste ano. Estão garantidos, também, recursos de custeio para bolsas, no valor de R$ 1,5 milhão. O total de investimento na Central Analítica é da ordem de R$ 8,4 milhões.

"Enquanto o prédio para o laboratório não fica pronto, trabalhamos uma logística de funcionamento, e à medida que os equipamentos forem chegando serão acomodados em outros espaços da Instituição, tanto assim que, ainda neste ano, algumas atividades da Central poderão acontecer", ressalta o Reitor.

O QUE É – Nanotecnologia engloba áreas de ciência e tecnologia que trabalham em dimensões nanométricas, ou seja, baseadas em bilionésimos de metro. Compreende a identificação, manipulação, modificação, síntese e construção de materiais e sistemas com novas propriedades em nível atômico e molecular. Explora, portanto, uma diversidade de novos fenômenos e propriedades que surgem nessa diminuta escala de tamanho e tem impacto em quase todas as áreas do conhecimento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 / 3366 7332