Ciclo de debates sobre inovação para sustentabilidade será realizado dia 12 na UFC

A 4ª edição do Ciclo de Debates Abralatas: Inovação para Sustentabilidade será realizada no dia 12 de setembro, das 8h30min às 13h, no auditório da Prograd, no Campus do Pici da UFC. O evento busca valorizar os estudos, pesquisas e propostas desenvolvidos nas universidades brasileiras para melhorar o trabalho nas cooperativas de catadores de materiais recicláveis e avaliar o impacto ambiental das embalagens. As inscrições estão sendo realizadas pelo site do evento, e a programação é gratuita.

Através de palestras, debates e workshops, o evento propõe a discussão sobre os estudos de reciclagem e as novas práticas capazes de reduzir os impactos ambientais. A mesa de abertura trata sobre as políticas de resíduos sólidos, e entre os convidados das atividades subsequentes está o ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro, Fernando Gabeira, que ministra a palestra "O impacto social da Política Nacional de Resíduos Sólidos", às 9h30min.

Na programação, serão destacadas ainda experiências de soluções sustentáveis para a coleta seletiva de resíduos sólidos, às 10h45min. O Diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Prof. José de Paula Barros Neto, participa desse momento com o tema "Universidade como desenvolvedora de novas soluções". O debate com a plateia será iniciado às 12h, após a participação do representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis do Ceará, Francisco Erivaldo Gomes.

À tarde, às 14h, serão realizados os workshops sobre inovações da universidade. O Prof. Ronaldo Stefanutti, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC e tutor do PET de Engenharia Ambiental, vai apresentar a pesquisa "Óleo de cozinha usado: resíduo ou energia renovável?", um estudo realizado no bairro Planalto do Pici sobre a qualidade e as possibilidades de reutilização do óleo de cozinha. O Prof. Francisco Suetônio Bastos Mota (UFC) também participa dos workshops com o tema "A Universidade no processo de inovação e ações de sustentabilidade", no mesmo horário. Confira programação completa no site.

O Ciclo de Debates 2013 está sendo realizado em Belo Horizonte-MG, Curitiba-PR e Fortaleza-CE. É uma das atividades desenvolvidas nas comemorações de 10 anos da Abralatas, associação civil sem fins lucrativos que reúne os fabricantes de latas de alumínio para bebidas e que busca, através do compartilhamento de experiências, contribuir para o desenvolvimento dessa embalagem no Brasil.

Fonte: Ronaldo Stefanutti, tutor do PET de Engenharia Ambiental – fone: 85 8877 9794 / Abralatas – fone: 61 3327 2142