Documentário sobre construção de embarcações à vela estreia segunda-feira (2) no Labomar

"A construção das embarcações à vela do litoral do Ceará" virou tema de documentário produzido pelo Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará, com estreia marcada para esta segunda-feira (2), às 17h, no auditório do Labomar (Av. da Abolição, 3207 – Meireles). O documentário é resultado do projeto "Valorização da cultura tradicional dos construtores artesanais de embarcações a vela no litoral do Estado do Ceará", financiado pelo Programa de Extensão Universitária (Proext 2013), do Ministério da Educação (MEC).

A proposta do filme é apresentar às comunidades litorâneas as diversas formas de construção e os tipos de embarcações típicas do Estado, valorizando o papel do construtor naval artesanal e possibilitando uma troca de conhecimentos sobre os formatos e materiais empregados nas diferentes regiões do litoral cearense.

O documentário inclui imagens captadas por professores e estudantes do Labomar, além de entrevistas com carpinteiros navais artesanais, realizadas em 2010 e 2012 pelo servidor técnico-administrativo do Labomar Miguel Sávio de Carvalho Braga, durante o desenvolvimento de sua tese de doutorado, intitulada "Embarcações a vela do litoral do Estado do Ceará: construção, construtores, navegação e aspectos pesqueiros".

O documentário é uma realização da equipe formada pela Profª Danielle Sequeira Garcez, do Labomar, Prof. Jorge Iván Sánchez, do Departamento de Biologia, do servidor Miguel Sávio, dos estudantes de Ciências Ambientais Dafne Torelly, Rossyanne Lopez, Thaís Chaves e Vanessa Sancho, e dos estudantes de Oceanografia Bruno Gonçalves Pereira e Carlos Alberto Correia.

Fonte: Profª Danielle Sequeira, do Labomar – fone: 85 3366 7044